Identidade Secreta: Gustavo Gomes
Criado por: ???
O personagem Gralha figura entre o seleto panteão de super-heróis brasileiros, sendo o representante de uma futurística Curitiba, este herói paranaense tem uma história interessante por ser uma homenagem a outro herói, esse dos anos 40.
O personagem original, o Capitão Gralha, surgiu nos anos 40 criado por Francisco Iweten. Fugitivo de um planeta de homens-pássaros, regido pelo terrível “Thagos, o usurpador”, o Capitão Gralha encontrou refúgio na Terra, onde utilizava seus poderes alienígenas no combate ao crime no Paraná. Misto de Flash Gordon com Super-Homem, ele teve vida breve já que foram publicados apenas dois números de suas aventuras.
Em 1997 a extinta revista Metal Pesado lançou uma edição especial em comemoração aos 15 anos da Gibiteca de Curitiba onde foi apresentado O Gralha, como sendo neto do Capitão Gralha original.
O criador do novo personagem permanece numa espécie de mistério, embora muitos sites creditem a reformulação a Alessandro Dutra, que criou o visual, Gian Danton e José Aguiar, que criaram a história, Antonio Eder, Luciano Lagares, Tako X, Edson Kohatsu, Augusto Freitas, Dutra e Aguiar, que se encarregaram da arte e Nilson Miller, que fez a capa da edição.
Em 1998 O Gralha ganhava sua página semanal no caderno Fun da Gazeta do Povo.
Em 2001 a editora Via Lettera publicou um encadernado de 112 páginas com as histórias do personagem publicadas na Gazeta do Povo, pelos traços e narrativas variados de Antonio Eder, Luciano Lagares, Jairo Rodrigues, Augusto Freitas, Tako X, Edson e Luri Kohatsu, José Aguiar, Amaryllis Kanayama, ABS Moraes, Krys Mangini, George Brainer, Alessandro Dutra e Eduardo Moreira.
Uma história do Gralha também foi publicada na extinta revista Wizard Brasil, no numero 19, à época inédita.
Gustavo Gomes enfrenta vilões como Craniano, Dr. Botânico, Araucária, Polaquinha, entre outros, e fica as voltas com os pedidos de empréstimo de dinheiro de seu amigo Milton, as trapalhadas com o uniforme. Com certeza, um orgulho para os brasileiros, em especial os curitibanos e demais paranaenses.
Mas, afinal de contas…. quem é o CRIADOR do Gralha?
Quem descobrir isso vai ganhar um exclusivo “meus parabéns” do Santuário.
Por favor, façam fila….
CurtirCurtir