Graphic novels bem brasileiras: #GraphicMSP

Por Rodrigo “adoro projetos inovadores” Broilo

O que você espera de alguém que chegou ao topo de sua carreira? Que conseguiu respeito e bons resultados de seus 50 anos de trabalho? Ou melhor, o que você espera estar fazendo depois de 50 anos de trabalho? Descanso né?!

Parece que Maurício de Sousa, criador da turminha mais famosa do Brasil, a Turminha da Mônica, tem ido ao sentido contrário da aposentadoria. Depois de tornar sua turminha Jovem e completar 50 anos de carreira convidando 50 artistas para desenhar seus personagens (e de tanto sucesso, mais 50 e depois novos 50), Maurício vai inovar mais uma vez, e mais uma vez impulsionar novos nomes dos quadrinhos brasileiros.

Em 2012, chega ao mercado de quadrinhos nacional o projeto Graphic MSP, onde personagens de Maurício de Sousa ganharão graphic novels desenhadas e roteirizadas por novos e promissores artistas brasileiros. Serão quatro títulos: Astronauta, Piteco, Chico Bento e Turma da Mônica. E serão 5 artistas: Gustavo Duarte, Shiko, Danilo Beyruth e os irmãos Vitor e Luciana Cafaggi. Destes 5, apenas Lu não participou de alguma das 3 edições do projeto anterior MSP50. Vamos conhecer um pouco desse projeto e desses artistas?

Gustavo Duarte é chargista, cartunista e caricaturista do jornal “Lance!”, autor de “Táxi” e “Birds” e vencedor de dois troféus HQ Mix em 2011, o de melhor publicação independente em edição única (“Taxi”) e de melhor caricaturista. Em MSP50 (primeira da trilogia), desenhou uma história com cara de charge de duas páginas com o Bugu. O traço caricato e desenvolto de Gustavo Duarte dará vida a graphic novel de Chico Bento. Uma excelente escolha para esta personagem.

Shiko, de nome Francisco José de Souto Leite, é paraibano e vive atualmente na Itália. Ilustrou o livro “O Quinze” de Raquel de Queiróz e produziu diversas publicações independentes. Artista autodidata com um traço bacana e expressivo, desenhou em MSPnovos50 (terceira da trilogia) uma ótima história de  seis páginas com o Austronauta. Nesse novo projeto ele dará vida a um personagem totalmente oposto ao Astronauta, o Piteco. O traço de Shiko, pelo pouco que conheço, parece casar bem com o Piteco.

Danilo Beyruth é paulista e criador do personagem Necronauta, e estava recentemente envolvido na graphic novel “Bando de Dois”. Escreveu uma das melhores histórias de MSP+50 (segunda), onde o Penadinho tenta assustar a Dona Morte. Vencedor de prêmios HQMix, ficará encarregado de nos mostrar sua versão do Astronauta.

Vitor Cafaggi é mineiro de BH, iniciou como ilustrador em 2008 e é o criador de Puny Parker. Em MSP50, desenhou uma linda história sobre como Chico Bento e Rosinha se conheceram. Vitor é o autor da história “Valente”, publicada no jornal O Globo, e DuoTone, ambos lançados no ultimo FIQ como álbuns (estavam sendo vendidos no estande da Pandemônio). Luciana é a autora da tira de quadrinhos na internet Los Pantozelos, e lançou recentemente Mix Tape, uma pequena caixa com quatro mini gibis de 12 páginas cada (também a venda na loja virtual do Pandemônio). Lu ainda faz parte do ótimo projeto “Lady’s Comics” (HQ não é só para seu namorado) com Mariamma Fonseca e Samanta Coan, um blog que aborda o papel das mulheres nos quadrinhos. Honrosamente os irmãos ficaram com a missão de retratar o quarteto principal da Turma da Mônica: ela, Magali, Cebolinha e Cascão. Pelo que se pode ver do traço e do trabalho dos dois, tanto Vitor quanto Lu, vão dar um ar muito infantil, com sabor de criançada, a esse trabalho e, provavelmente, muito emocionante.

Eu de minha parte vou separando uma graninha e um espaço na minha estante (ou uma estante maior), pois é o tipo de leitura que, pra mim, é indispensável. Prestigie o Quadrinho Nacional você também!

PS.: Feliz Aniversário Guga Broilo!

7 comentários sobre “Graphic novels bem brasileiras: #GraphicMSP

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s