Por Venerável Victor ” Van Helsing” Vaughan
Resenha de O.M.A.C. #5 Spoilers
Escrito por Dan Didio, Jeff Lemire and Keith Giffen
Desenhos de Keith Giffen
Max Lord e o Sargento Stell decidem que para conseguirem capturar a criatura O.M.A.C.; sacrifícios precisam ser feitos. Eles retornam para o local onde a criatura apareceu pela primeira vez e investigam os funcionários do andar onde Kevin Kho trabalha, incluindo o próprio e todos seus amigos. Enquanto isso, já que o “Exército de um homem só” está foragido, S.H.A.D.E. decide mandar seu agente top, Frankenstein, na certeza de terem sucesso onde o Checkmate falhou. Essa épica história continua na revista: Frankenstein agent of S.H.A.D.E. #5 resenhada pelo caro Henry Garrit.
Sim, é desapontador que certos personagens tenham ganhado título próprio nos Novos 52, sim, existem revistas terríveis sendo publicadas pela DC agora, mas elas não tem o valor que O.M.A.C. tem para a história dos quadrinhos.
Apesar da presença de Dan Diddio, um cara que entre tantas outras coisas ruins, não é conhecido como o melhor escritor que existe, muito pelo contrário e apesar da imensa responsabilidade de se assumir um título notório e clássico de Jack Kirby, O.M.A.C. é um dos quadrinhos mais divertidos e descompromissados no mercado hoje em dia. Ninguém pode dizer que ela é uma revista brilhante, definitivamente não é, mas se monstros gigantes trocando poderosos socos entre si e lasers para todo lado não for empolgante para você, eu não sei o que pode ser feito para te agradar, você está ficando velho ou é fã xiita de Novos Titãs.
Esse mês, o fator monstros esmagando geral, foi dobrado com a presença de Frankenstein, o agente da S.H.A.D.E. favorito de todos e criação de Grant Morrison para a antiga série Sete Soldados da Vitória. Irão esses dois brucutus caberem em uma revista com vinte páginas ou essa batalha será o início de um maior barulho entre esses personagens pelas duas revistas?
Agarre no cangote do gorila sagrado para descobrir:
Mesmo os dois títulos sendo sobre monstros que são parte de experiências científicas maiores, O.M.A.C. e Frankenstein: Agente of S.H.A.D.E. são duas revistas extraordinariamente diferentes. Essa metade do crossover começa aqui e mantém seu mesmo tom, imposto por Diddio nos quatro números anteriores, apesar de trazer um pouco do clima da revista do Frankenstein, o cinismo e o humor sarcástico da criatura verde destoa do tom monocórdio que O.M.A.C. comanda. Jeff Lemire é um fantástico e cerebral escritor e é um tanto absurdo ver ele participando dessa brincadeira com Diddio – será que foi forçado por chantagem? Seqüestro de algum parente? – que é um escritor que nos dá a idéia de que “American Pie” é o filme mais profundo que ele já viu. E ver criaturas gigantes caindo na porrada não é exatamente o que esperamos ver Lemire escrevendo.
Por causa dos absurdos diferentes estilos de narração, eu acho que a segunda parte dessa história, que será publicada na revista do Frankenstein, será uma viagem totalmente diferente. Esse é o primeiro “encontro” entre personagens no Novo 52, mas parece que você está lendo uma edição normal de O.M.A.C. (tá… é Diddio) você vê como sempre Kevin tentando recuperar o controle de sua vida, mas um monstro (ou monstros, depende da edição) chegam na hora “H” e atacam. Ele O.M.A.Cativa e começa a porradaria acéfala, ele eventualmente escapa e volta para sua forma humana. Parece Jaspion…Changeman ou… vou ficar calado antes que Spider-Phoenix me mate.
O único “porque” dessa edição parecer diferente é a arte. Keith Giffen parece receber um “santo” e retrata todos os personagens de forma como Kirby faria, é como vinha fazendo. Uma coisa boa nesses crossovers é ver seus personagens em diferentes revistas, desenhados de formas diferentes do casual. E aqui apesar de Giffen continuar buscando imitar o estilo de Jack kirby nessa revista, ele faz seu dever de casa muito bem e os fãs da revista do verdão morto-vivo, podem ver seus personagens favoritos em novas perspectivas.
Essa edição reforça a tensão entre o Irmão Olho, Checkmate, Cadmus e S.H.A.D.E., o lado científico e industrial do Universo DC. O que parece que refletirá entre todo esse universo conectado e novo, mas nada do que Diddio escreve parece realmente importante e essencial – e quer saber? Para quem não leva essa revista tanto a sério, é algo muito legal, pois a maioria dos crossovers iniciam incêndios, incêndios que irão eventualmente, destruírem mundos, matar heróis e mudar para sempre o curso do universo dos quadrinhos para sempre!!! AUAHUAHAUHA
Nenhuma conseqüência real acontece aqui, dois grandes caras caem na porrada, um perde um braço e todos sobreviverão para quem sabe, aparecerem na nova edição do BBB.
O contraste será mesmo na revista do Frankenstein, que mostrará também essa batalha, só que em um mundo recheado de cientistas, monstros assustadores e uma narrativa dramática muito mais sofisticada, que mesmo como um pretexto para um entretenimento descompromissado, seguirá um caminho muito mais inteligente.
Dessa forma, não é surpresa o Frankenstein ter ficado fora de contexto aqui, O.M.A.C. com certeza ficará muito mais na próxima revista, especialmente com o desenhista Ponticelli colocando as mãos no soldado preferido do Irmão Olho, mas isso é parte do charme de um encontro de títulos e apesar de não ser perfeito, é um momento forte para mostrar personagens queridos dos recantos mais estranhos do Universo DC.
Essa vai direto pro meu tablet. (imaginário).
Eu queria mesmo era ver Didio contra Quesada… E Rob Liefeld vs Mephisto.
CurtirCurtir
Cara,essa música,apenas ela,supera essa edição e todos os números das novas 52.
CurtirCurtir
O Legião Urbana, vira e mexe, acrescenta alguma matéria minha, jovem padawan.
CurtirCurtir
Tirando o Didio essa ediçâo é perfeita. Quanto a sair no Brasil….. Uns 15 anos atrás eu até duvidaria mas hoje em dia…. Eu acredito que é certeza que sai!
CurtirCurtir
Será que isso vai sair no Brasil, com o pouco espaço que existe para as revistas?
CurtirCurtir
O.M.A.Cativar e sentar a porrada no cabeção verde!!! Tem que aguentar o Diddio brincando de roteirista de verdade mesmo, né Venerável?
CurtirCurtir
E o Kirby??? Tá em NOSSO LAR ou melhor OUR HOME , revoltado!
CurtirCurtir