Por Venerável Victor ” Tratador de macacos fantasma” Vaughan
Muitos conhecem a saudosa série da Marvel “O que aconteceria se…” estrelada pelo cabeçudo imortal criado por Jack Kirby, o Vigia! O Maior barato dessa série é a possibilidade de se explorar enredos já abandonados e dar nova visão sobre as possibilidades que cada roteiro poderia ter tomado caso os acontecimentos de certas histórias não tivessem tomado seu rumo original. Hoje, caros devotos, vamos conhecer os mais estranhos moradores que o Edifício Baxter já teve!
“O que aconteceria se o novo Quarteto Fantástico tivesse permanecido como um grupo”
Segundo Volume, #78 1995

O contexto até aqui: No início dos anos 90, uma falsa Mulher Invisível convenceu o Homem-Aranha, o Hulk, Wolverine e o Motoqueiro Fantasma que o Quarteto Fantástico havia morrido e portanto eles precisavam tomar o seu lugar por um tempo. Isso, claro, nos leva para uma história que envolve Skrulls, monstros gigantes (sempre eles) e até o obscuro o Toupeira. Tudo terminou, lógico, com a revelação de que o verdadeiro Quarteto Fantástico estava vivo e a falsa Mulher Invisível que era uma skrull, com seus limitados poderes psíquicos, tentando atingir a família mais famosa da Marvel com algum tipo de anel de poder, mas nada aconteceu. O anel dela não era essas coisas… Reed Richards tinha anteriormente trocado os artefatos antes que ela pudesse usa-lo. Nessa realidade, a senhorita skrull atinge a equipa momentos antes que o Senhor Fantástico fizesse a troca.
A história começa com Wolverine, Homem-Aranha e o Hulk melancólicos no funeral da equipe e discutindo o quanto foram incompetentes em resolver o conflito. O Motoqueiro Fantasma então aparece, o que para Logan foi uma benção, pois o baixinho queria mesmo acender um cigarro, e diz a todos que a falta do Quarteto deixou um grande vácuo no equilíbrio de forças no planeta. Que eles deveriam permanecer como um grupo e tentar achar a redenção por suas falhas. Típico do isqueirinho falar isso.
Assim que todos assumem a responsabilidade – algo fácil de acontecer entre os quatro – o novo Quarteto Fantástico se muda para o Edifício Baxter. O Homem-Aranha pondera se conseguirá se acostumar com a ideia de ter uma identidade pública, mas logo esquece essas questões ao ver Mary Jane o surpreendendo vestida num antigo uniforme colante da Mulher Invisível. Eles decidem alugar a maior parte do espaço livre do prédio para outras empresas enquanto o Hulk passa algum tempo como Bruce Banner tentando decifrar como a maioria das máquinas do Senhor Fantástico funcionam.
Quando o assunto é lutar os quatro são sempre eficazes: o novo Quarteto vence facilmente várias batalhas com antigos vilões do grupo que antes davam trabalho e até o Doutor Destino se incomoda com esses novos “charlatões”.
Algum tempo depois Mary Jane, ao tentar achar o robô H.E.R.B.I.E. – que havia sido reconstruído por Peter e Bruce – para que a ajudasse em alguma tarefa doméstica, é surpreendida por dois intrusos no edifício e nocauteada.
Enquanto isso o novo grupo discute sobre negócios que agora tem que gerir e custos que deverão cortar, mas eventualmente o Hulk acaba ficando irritado, ele e Wolverine estão entediados com todas essas burocracias. A discussão muda um pouco quando Peter insiste que, se eles são o Quarteto, devem agir como tal: uma família. Isso faz o Hulk gargalhar, mas Wolverine se ofende e deixa claro que sua família são os X-men. Antes que os humores fiquem mais esquentados o prédio é atacado por Lady Lethal e Abominável, rivais de Logan e Banner.
Os dois vilões decidem mudar de combatentes, com Lady Lethal atacando o Hulk com suas garras de adamantium e o Abominável enfrentando Wolverine (mão foi o primeiro swing dos quadrinhos). O Homem-Aranha orienta Danny Ketch que saia dali e tente invocar o Espírito da Vingança: o Motoqueiro Fantasma; mas o jovem é interceptado pelo Super Skrull e Devos, que estão de posse do corpo inconsciente de Mary Jane. Ele não é reconhecido pelos criminosos mas, como aliado do Quarteto Fantástico, levaua boa rajada de força só pra garantir. Muito ferido, Danny alcança sua moto mística e começa a sua transformação.
Hulk não consegue imobilizar Lady Lethal e Homem-Aranha e Wolverine mal arranham o Abominável. A batalha segue intensa mas com o Super Skrull de posse do corpo de Mary Jane, Homem-Aranha perde o controle – lembrando-se do que aconteceu com Gwen Stacy, o aracnídeo se distrai e é abatido. O Motoqueiro é derrotado por Devos e Wolverine cai logo em seguida. Hulk – para variar – é atingido e arremessado para longe do edifício. Mary Jane acorda e segura o corpo de Peter amaldiçoando os vilões. O Super Skrull avisa-lhe que os heróis do Novo Quarteto Fantástico foram apenas os primeiros a cair. Mas uma voz fora do quadro da ação grita: “Não!!!” (olha o clichê aí, gente!)
Deus Von Machina.
O Homem-Aranha recupera a consciência e fala para Wolverine o quanto eles são horrorosos como um grupo. Logan admite que só existirá um único Quarteto Fantástico e eles nunca conseguirão se assemelhar com essa equipe. Logo todos se perguntam onde está Banner. Do outro lado da cidade, o Hulk sai de uma cratera dizendo: “Essa doeu!”
A revista termina com um trecho do diário de Mary Jane.
“E esse foi o fim do apartamento mais irado que eu já vivi na minha vida, o Edifício Baxter foi demolido um ano depois. Um luxuoso hotel foi construído em seu lugar e todos seguiram separadamente suas vidas. Peter diz que talvez eles não estejam à altura de salvarem o mundo, pelo menos não como um grupo. Bem… ele é o maior herói do mundo para mim e sempre será!”
Essa é uma leitura inusitada com um grupo de indivíduos tendo divertidas interações, na maioria das vezes entre o Hulk e Wolverine, que supostamente foram destinados no início de suas carreiras a serem inimigos. Alguns dirão que esses caras unidos, nada mais eram que uma paródia de segunda dos Defensores, com o mesmo conceito de grandes lobos solitários tendo que agir juntos como um grupo em prol de um bem maior, mas isso de forma alguma depõe contra o nível de qualidade da história. E é claro que no final das contas todos – heróis, vilões e leitores, – tiveram que engolir o quanto o Doutor Destino é O CARA (até porque ele não se prestaria a deixar-se fotografar com o Maluf).
Homem-Aranha – Criado por Stan lee e Steve Ditko
Hulk – criado por Stan Lee e Jack Kirby
Motoqueiro Fantasma – criado por Roy Thomas e Mike Ploog
Wolverine – criado por Len wein e John Romita
Que tal conhecer um pouco mais sobre a carreira de Chuck Bixon? DIXONVERSE
Gostei da história, não sabia sobre essa versão do Quarteto.
CurtirCurtir
Foi um arco de histórias na cronologia oficial, juvenil.
CurtirCurtir
História sensacional. Na edição nacional saiu em formatinho com uma capa alternativa, de fundo branco, confere?
CurtirCurtir
Confere! Foi na “Grandes Heróis Marvel” 45, de setembro de 1994. Por sinal, ela está aqui do meu lado, pra eu escanear alguns trechos e mandar pra tese de doutorado de um amigo meu!
CurtirCurtir
🙂
CurtirCurtir
Que legal, não sabia desta O Que Aconteceria Se… com o Quarteto. Achei a história que a originou, publicada numa Grandes Heróis Marvel de Ed Abril, de capa branca (boa para sujar!) muito sem noção, com uma equipe improvável. Mas esta continuação pareceu-me bem divertida e com bons desenhos. De onde você retira estas coisas, V V V ?
CurtirCurtir
Eu poderia te dizer, fiel Joubert…mas teria que matá-lo… Não! Desejo você vivo!!!
CurtirCurtir
Essa história mexeu com a minha imaginação… pra mim, o Quarteto Fantástico é insubstituível, mas se eu tivesse que substituir (ai como eu to volúvel), a minha “equipe dos sonhos” pro Quarteto seria: MULHER-HULK (desenhada pelo John Byrne), SURFISTA PRATEADO, (desenhado por Ron Lim), ROM (desenhado por Jonh Romita Jr.) e CAPITÃO MAR-VELL (desenhado por Jim Starlim). O difícil seria reunir a equipe criativa…
CurtirCurtir
ROM desenhado por Sal Buscema é único, Rodrigo!
CurtirCurtir
Ótima escolha de personagens caro Rodrigo, o lance é que qualquer mistura dessas sempre faz a gente pensar que se trata de uma equipe de Defensores da Costa Oeste! 🙂
CurtirCurtir
AH Jovial Joubert…. SAL BUSCEMA é…. TUDO NA VIDA DAS PESSOAS, sempre! 🙂
CurtirCurtir
Acho muito legal como essa história teve um “impacto” na época que hoje não teria. Parece que qualquer um pode estar em qualquer grupo hoje em dia. A graça do Homem-Aranha ao lado de outros heróis em uma revista como Marvel Team-Up se foi. Era algo muito bacana que se perdeu. Rodrigo Antonio, acho que o Almanaque Premiere Marvel lançou a primiera história da What If americana no seu número 1, não estou certo disso, aquela que mostrava “e se” o Aranha fizesse parte dos “Quatro Fantásticos”. Adorei essa história quando era garoto, mas depois que a revi num encadernado gringo, ela não me pareceu mais tão enpolgante. A Abril publico a série “O que aconteceria se…” antes de 1982, logo antes da RGE.
CurtirCurtir
Concordo, culto Bahia!
CurtirCurtir
Não me canso de me surpreender com sua cultura da nona arte!
CurtirCurtir
O mais engraçado é que anos depois o Wolverine integraria 1350 equipes assim como o aracnídeo. Na minha opinião, o Aranha não se enquadra nessa coisa de equipe. Em algumas histórias passadas dos Vingadores em que volta e emia eles escalavam novas formações ele sempre deixava claro “que sua vida como era já era muito difícil… que dirá como Vingador”. Infelizmente, no final das contas, essas pressões comerciais acabam por tornar os quadrinhos um tanto estranhos…
CurtirCurtir
Smurf Gigante Quântico!!! O homem-Aranha apelou para o antigo slogan dos cigarros FREE : “Não se importa em mudar de ideia porque não tem vergonha de pensar”. auahuahauahauah ou….de se desesperar!
CurtirCurtir
muito legal a materia !
– parabens !
CurtirCurtir
Jovem MIkalauskas, legal é ter você sempre por aqui! Que bom que se divertiu! 🙂
CurtirCurtir
O Quarteto Fantástico já voltou???…hummm, o Aranha , o Wolverine e o Hulk foram para os Vingadores…mas o Motoqueiro Fantasma não toparia fazer uma dupla comigo??? O Motoqueiro e a Amazona Fantasmas!!!! O que acham??? Será? 🙂
CurtirCurtir
Pois é Donna, um solta fogo pela cabeça…a outra por onde??? 🙂
CurtirCurtir
Mesmo não sendo fã da Marvel… O quarteto era um dos grupos que tinha minha simpatia…
E realmente esse grupo “substituto” seria uma falha das grandes… sem figura feminina…
Pra mim sem nenhum atrativo..pois iria reunir os heróis que menos me atrai…rs
CurtirCurtir
Não se pode agradar a todos, não é mesmo , virtuoso Deo C’sar ???
CurtirCurtir
Houve alguns What if… que eu gostei, este não conhecia. De qualquer modo os 4 juntos me parecem mais fortes que o FF4 originais!
E… méh… o Destino foi super clichê!!!!!
Mas a estória me pareceu divertida pela tua apresentação!
🙂
Abraço
CurtirCurtir
Europeu Nuno…pois é, os quatro juntos também acredito que passem a ideia de mais poderosos que os 4 originais…apesar de que o Senhor Fantástico é muito mais do que os olhos podem ver e a Mulher Invisível, então…. rsrsrs nem se fala!
CurtirCurtir
Sem dúvida, em nível de poder, esse s 4 alternativos são muito, muito mais poderosos do que a equipe original.
CurtirCurtir
Guerreiro da nona arte Alex, imagina um grupo com Hulk e Motoqueiro Fantasma…pare de imaginar e trema!!!!! 😉
CurtirCurtir
Esse é o grupo mais caótico que eu já vi na vida!!! Só o Motoqueiro Fantasma ali já é de arrepiar e fazer a gente dizer…não vai dar certo! Estive pensando aqui, já que os quatro já foram apresentados no cinema devidamente, podiam fazer esse quarteto também nas telas, ia vender mais que Vingadores com certeza!!! Pena que sejam propriedade de estúdios diferentes! Já pensou que massa? O maior filme da Marvel!!!
CurtirCurtir
Concordo, espertacular Fred!!!
CurtirCurtir
Nossa! Essa eu não conhecia! Quer dizer que essas quatro figuras já foram o Quarteto Fantástico por um tempo? Foi em apenas um arco de histórias? Quem foi o roteirista? Make mine Marvel!!!! 🙂
CurtirCurtir
Acho que muita coisa boa já saiu do “O que aconteceria se…”, coisas tão boas que poderiam elas sim, terem integrado a continuidade das revistas.
Não é esse o caso dessa edição, mas foi divertido ver como o peso de ser o “4” afeta aos outros herois que assumem para si o manto.Afinal ser o quarteto fantástico não é fácil.
CurtirCurtir
Verdade, gentil Anderson, e apenas em histórias assim que os outros heróis de dão conta disso. Acho que nenhum grupo protegeu mais o planeta que nossos quatro imaginautas!!!
CurtirCurtir
ótimo texto Venerável !! tai uma historia que eu sempre quis ler XD… alguém ai sabe aonde posso baixar ?? kkkkkkkkkkk
CurtirCurtir
Posso ver isso para você ou te enviar as revistas por correio no seu aniversário, constante e intelectual Lucas!!
CurtirCurtir
Gosto da serie “O que aconteceria se”, acho criativa e tudo, como se desse um novo rumo a história. Mas pra falar a verdade nunca gostei dessa equipe… Nada a ver um com o outro !
Mas que é criativo é !
CurtirCurtir
E que você é “Meu Brother”, é!!!
CurtirCurtir
Cara, boa matéria. Sempre gostei de realidades alternativas, tem umas coisas muito legais as vezes. Ainda tenho a formatinho do primeiro encontro aqui comigo heheh Este O que aconteceria…? saiu por aqui? Lembro de algo assim, mas posso estar confundido.
Vou dar uma olhada na minha coleção quando visitar meus pais de novo, o problema é que a gente acaba só folheando e relendo as revistas antigas e não procura nada hehehe Acontece.
Abraço meu, até mais.
CurtirCurtir
Verdade, profissional Tiago. Quando abro minas revistas antigas fico viajando…difícil manter o foco para buscar conteúdo para o site. Essa no caso, não creio que tenha saído em Terra Brasilis… a que tenho é importada de tempos mais puros…
CurtirCurtir
Que história é essa?
Não acaba com o universo sendo destruído?
A maioria dos “What If” clássicos acabava assim. Mesmo que fosse só “o que aconteceria se uma mosca grudasse na teia do Aranha”, no final, acontecia uma explosão que destruia todo o universo. Esses quadrinhos de hoje…
hahahahahahaha
CurtirCurtir
Estão perdendo a mão, não é mesmo Lorde Lexy ???? auahauhauahauah
CurtirCurtir
Já li muita coisa bacana do Dixon com o Batman, mas nessa passagem ele não estava muito de bem com os fanboys (já que todos esses personagens já tiveram ótima performance em dupla e a sequência original dessa história é ótima). Mais um grande momento apresentado por este tratador que pelo menos tem o seu baú de velharias bem pertinho. Ainda vou ter uma casa bem grande prá resgatar o que ficou com os meus velhos!!!!
CurtirCurtir
Eu te desejo nessa casa nova, um CLOSET só pra você e no lugar de roupas, necessário Nilson, muitas e muitas pilhas de revistas!!! 🙂 🙂 🙂
CurtirCurtir
Ouvi dizer, longevo Nilson, que no novo reboot da DC você agora é o Monitor!!! Engoliu uma wikipédia???? ADOROOOOOOO
CurtirCurtir
Pra ficar perfeito só faltava o Doutor Destino deixar de besta e acabar com a raça deles ali mesmo, levando de quebra ninguém menos que a Ruiva Definitiva, Mary Jane, naquele colante nada invisível! VIVA OS VILÕES !
CurtirCurtir
hummmmmmm…não dá ideia, macaco petulante!!! 😛
CurtirCurtir
Para ser sincero nunca gostei do que aconteceria se…
CurtirCurtir
“O que aconteceria se…o gama radiado João gostasse de O que aconteceria se? ” 🙂
CurtirCurtir
lembro de ter lido isso! bem q p v3 poderia falar dos tuneis do tempo !
CurtirCurtir
O nome disso é pressão psicológica, Bravo Baou!!!! 🙂 (eu faço, eu faço…)
CurtirCurtir
Classe essas historias absurdas sempre são no minimo divertidos. E o Destino eu mantenho na minha lista de possíveis tatuagens
CurtirCurtir
Imagina uma tatuagem do Doutor Destino!!! Macacos e tratadores de macacos piram!!!
CurtirCurtir
EDITORIAL SANTUÁRIO:
CurtirCurtir
Essa equipe é uma antítese dos Campeões, heróis nada a ver se juntarem, logo se vê que vai dar merd@, só que ao contrario dos Campeões que não tinham adversários bacanas esse Quatro Bizarros tinham. Gosto do que aconteceria se… Algumas acabaram se mostrando contraditorias com a ideia idiota da marvel de sempre ressuscitar os personagens mortos, vide: “O que aconteceria se Elektra ou Fenix nao tivessem morrido”. Me lembro com saudosismo do antigo “Almanaque Premiere Marvel” da RGE que pelo menos acho foram os pioneiros em trazer essas historias pro Brasil.
CurtirCurtir
Acredito que você esteja correto sociável Rodrigo. No entanto histórias como essas são divertidas e fogem a regra antiga de mostrar novas possibilidades para heróis já mortos ou ter no fim de tudo a mundo destruído para variar!!! 😉
CurtirCurtir