por Guy Santos
Não sou um tratador de macacos e apesar de conhecer um, devo dizer que esta não é uma resenha de uma história em quadrinhos de símios, mas sim sobre uma série francesa chamada O Complexo de Chimpanzé, escrita por Ricardo Marazano e com desenhos de Jean-Michel Ponzio. Estava eu navegando na internet, quando me deparei com está HQ, uma ficção cientifica que me parecia ser bem interessante e com uma arte que me agradou bastante.
Complexo de Chimpanzé: Caso um individuo é colocado como um experimento e perde a capacidade de compreender e interferir no resultado, esses dois elementos somados podem fazer este individuo perder a razão. O complexo foi observado no início em Chimpanzés usados como cobaias em testes de voos espaciais.
O ano é 2035. Uma capsula espacial cai no oceano indico e ao ser recuperada encontra-se dentro dois astronautas, ninguém mais ninguém menos que Neil Armstrong e Buzz Aldrin!
Helen Freeman, a mulher que deveria ser a primeira a pisar em Marte, se a verba para a missão não tivesse sido cortada, é convocada para estudar a capsula e os supostos astronautas que estavam em seu interior. Estranhamente após minuciosos estudos em torno do módulo espacial, descobre-se que é o mesmo módulo construído pela Nasa, ou seja, eles são quem dizem que são, mas como poderiam ser, se Armstrong e Aldrin voltaram a terra e morreram na Terra há muitos anos?
Pouco tempo depois os dois astronautas são encontrados mortos, putrefatos, a causa é desconhecida e o mistério cresce ainda mais, no entanto as respostas talvez só possam ser encontradas no espaço.
Uma obra de ficção cientifica maravilhosa, onde as pergunta levam a outras perguntas ainda mais complexas, nos mostrando um espaço desconhecido e talvez perigoso ao extremo. Talvez o tempo e o espaço estejam rente um do outro mais do que se imaginava. Helen enfrentará a escuridão e o mistério do espaço, enquanto sente se afastar cada vez mais da Terra e de sua filha, Sofia, com qual não tem uma boa relação, devido ao seu trabalho na Nasa.
A série é dividida em três livros, desenhados com maestria por Jean-Michael Ponzio que dá um ar de filme, com sua arte refinada, mostra cenários detalhados e expressões realistas. Por sua vez Marazano consegue envolver o leitor em sua trama de forma magnifica e usa de alguns elementos, o princípio da incerteza por exemplo, que tornam a história mais interessante. Por fim a conclusão da história se torna uma surpresa, mesmo que não traga todas as respostas, consegue deixar o leitor satisfeito, não é uma hq de super-heróis, nem uma hq de drama filosófico é uma ficção cientifica das melhores. Tanto Maranzano quanto Ponzio criaram algo da qual tinham confiança, definitivamente é uma trilogia muito bem estudada, uma obra muito bonita que vale o registro.
Já li, e já gostei!
Aconselho a todos os que gostam de BD/HQ e Ficção Científica!
Muito bom!
😉
(Boa resenha Guy)
🙂
CurtirCurtir
Valeu Nuno!
CurtirCurtir
Guy meu bom amigo seu texto ficou muito bacana. A arte chama muito a atenção e a história me parece ser de grande qualidade.
CurtirCurtir
Valeu João!
CurtirCurtir
Diquei hiper curioso para ler! O quadrinho europeu é além de variado, é de qualidade excelente. Pena não vermos muita coisa do velho mundo por aqui. Ótimo achado Guy Santos!
CurtirCurtir
*Fiquei, corrigindo
CurtirCurtir
Valeu Eliel!
CurtirCurtir
Como fã de quadrinhos undergrounds essa sua descoberta me deixou aceso pra dizer o mínimo… com certeza vou ler. Parabéns pela escolha e pelo texto.
CurtirCurtir
Obrigado Lenilton!
CurtirCurtir
Que arte linda! E levando a sério o que você escreveu, a história não fica atras, nós aqui no Brasil precisamos de mais trabalhos nessa qualidade, gente, a Europa produz quadrinhos com muito mais qualidade, vamos se ligar!!!
CurtirCurtir
A Europa tem um mercado de quadrinhos muito interessante!
CurtirCurtir
Uma ficção científica deliciosa e um mistério instigante… eu não resisto! Material de primeiríssima qualidade… obrigado por compartilhar, Guy!! E parabéns pelo texto!!!
CurtirCurtir
Valeu Garrit!
CurtirCurtir
Uma série de primeira, onde arte e história se somam perfeitamente!
CurtirCurtir
Uau! Guy fez um descoberta maior ainda do que o final da hq, ao descobrir essa mini-série maravilhosa!
CurtirCurtir
Maravilhosa mesmo!
CurtirCurtir
Gostei muito da matéria,Guy!Fiquei interressado em ler essa HQ,parece ser muito interessante!
CurtirCurtir
Não é uma série muito difícil de encontrar na internet!
CurtirCurtir
Uma boa matéria de guy santos, particularmente não conhecia está Hq, mas agora tive uma grande curiosidade de ler, deve valer a pena.
CurtirCurtir
Valeu Adriano!
CurtirCurtir
Estou muito feliz por essa BD/HQ ser matéria aqui no Santuário, Guy, muito obrigado por trazer o tema, é impressionante a qualidade da revista e é mais um quadrinho europeu que não foge a fama de ser muito bom. O cinema está perdendo um ótimo roteiro…
CurtirCurtir
Verdade Victor, a qualidade é muito boa e daria um ótimo filme!
CurtirCurtir
Já (importei das Europa) “baixei o scan” mermo, e vou te falar pra tu, maluco, alto nível!!!
Pelo rádio da polícia eu mandei o meu recado!!!!
CurtirCurtir
É uma ótima hq merece ser lida!
CurtirCurtir
EDITORIAL SANTUÁRIO:
Segunda – Os Campeões Parte 3
Terça – Fabulosos X-men #3
Quarta – Complexo de Chipanzé
Quinta – Cavaleiros Demoníacos #18
Sexta – Resenha: Homem Animal # 11
Sábado – Umas Tirinhas da Pesada
Domingo – O Quarto Mundo de Jack Kirby!

CurtirCurtir