O Complexo de Chipanzé – “Um pequeno passo para o homem, um grande passo para a humanidade”

_0013_Segunda Vista

por Guy Santos

Img-de-CapacxNão sou um tratador de macacos e apesar de conhecer um, devo dizer que esta não é uma resenha de uma história em quadrinhos de símios, mas sim sobre uma série francesa chamada O Complexo de Chimpanzé, escrita por Ricardo Marazano e com desenhos de Jean-Michel Ponzio. Estava eu navegando na internet, quando me deparei com está HQ, uma ficção cientifica que me parecia ser bem interessante e com uma arte que me agradou bastante.

Selo-MacacoComplexo de Chimpanzé: Caso um individuo é colocado como um experimento e perde a capacidade de compreender e interferir no resultado, esses dois elementos somados podem fazer este individuo perder a razão. O complexo foi observado no início em Chimpanzés usados como cobaias em testes de voos espaciais.

O ano é 2035. Uma capsula espacial cai no oceano indico e ao ser recuperada encontra-se dentro dois astronautas, ninguém mais ninguém menos que Neil Armstrong e Buzz Aldrin!

Helen Freeman, a mulher que deveria ser a primeira a pisar em Marte, se a verba para a missão não tivesse sido cortada, é convocada para estudar a capsula e os supostos astronautas que estavam em seu interior. Estranhamente após minuciosos estudos em torno do módulo espacial, descobre-se que é o mesmo módulo construído pela Nasa, ou seja, eles são quem dizem que são, mas como poderiam ser, se Armstrong e Aldrin voltaram a terra e morreram na Terra há muitos anos?

compl3

Pouco tempo depois os dois astronautas são encontrados mortos, putrefatos, a causa é desconhecida e o mistério cresce ainda mais, no entanto as respostas talvez só possam ser encontradas no espaço.

compl4

Uma obra de ficção cientifica maravilhosa, onde as pergunta levam a outras perguntas ainda mais complexas, nos mostrando um espaço desconhecido e talvez perigoso ao extremo. Talvez o tempo e o espaço estejam rente um do outro mais do que se imaginava. Helen enfrentará a escuridão e o mistério do espaço, enquanto sente se afastar cada vez mais da Terra e de sua filha, Sofia, com qual não tem uma boa relação, devido ao seu trabalho na Nasa.

compl2

A série é dividida em três livros, desenhados com maestria por Jean-Michael Ponzio que dá um ar de filme, com sua arte refinada, mostra cenários detalhados e expressões realistas. Por sua vez Marazano consegue envolver o leitor em sua trama de forma magnifica e usa de alguns elementos, o princípio da incerteza por exemplo, que tornam a história mais interessante. Por fim a conclusão da história se torna uma surpresa, mesmo que não traga todas as respostas, consegue deixar o leitor satisfeito, não é uma hq de super-heróis, nem uma hq de drama filosófico é uma ficção cientifica das melhores. Tanto Maranzano quanto Ponzio criaram algo da qual tinham confiança, definitivamente é uma trilogia muito bem estudada, uma obra muito bonita que vale o registro.

compl1

S_Final

25 comentários sobre “O Complexo de Chipanzé – “Um pequeno passo para o homem, um grande passo para a humanidade”

  1. Diquei hiper curioso para ler! O quadrinho europeu é além de variado, é de qualidade excelente. Pena não vermos muita coisa do velho mundo por aqui. Ótimo achado Guy Santos!

    Curtir

  2. Como fã de quadrinhos undergrounds essa sua descoberta me deixou aceso pra dizer o mínimo… com certeza vou ler. Parabéns pela escolha e pelo texto.

    Curtir

  3. Que arte linda! E levando a sério o que você escreveu, a história não fica atras, nós aqui no Brasil precisamos de mais trabalhos nessa qualidade, gente, a Europa produz quadrinhos com muito mais qualidade, vamos se ligar!!!

    Curtir

  4. Estou muito feliz por essa BD/HQ ser matéria aqui no Santuário, Guy, muito obrigado por trazer o tema, é impressionante a qualidade da revista e é mais um quadrinho europeu que não foge a fama de ser muito bom. O cinema está perdendo um ótimo roteiro…

    Curtir

  5. EDITORIAL SANTUÁRIO:

    Segunda – Os Campeões Parte 3

    Terça – Fabulosos X-men #3

    Quarta – Complexo de Chipanzé

    Quinta – Cavaleiros Demoníacos #18

    Sexta – Resenha: Homem Animal # 11

    Sábado – Umas Tirinhas da Pesada

    Domingo – O Quarto Mundo de Jack Kirby!
    p

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s