por Venerável Victor Vaughan
desenhos de Aida Teixeira e arte de Carlos Rocha
Justamente por causa das revistas em quadrinhos que me foram apresentadas quando criança que senti pela primeira vez o prazer da leitura. Muito obrigado, querida madrinha! A cada mês ela me trazia um pacote de tamanho razoável – que previamente eram lidos por ela, já adulta e fã de turma da Mônica e Tio Patinhas – com dezenas de títulos infantis ou infanto-juvenis que eram devorados por mim em poucos dias. Esses autores e essas histórias se tornaram imortais em minha vida e responsáveis pelo nascimento de um hábito vital.

Obviamente, a cada ano, mais e mais títulos eram incorporados ao meu paladar e a literatura, seja ela em que forma fosse (quadrinhos, revistas, jornais, livros) se tornaria uma necessidade. Podem acreditar: ela, a leitura, se torna sim natural se normalmente incentivada nos nossos primeiros anos de vida.
Qual hábito é vital para a formação de nossa sociedade e desenvolvimento de seres humanos conscientes e críticos, com o poder para transmitir esses valores nos nossos novos cidadãos? A leitura, sem dúvida!
Por isso, autores e artistas que se proponham a abraçar esse nobre objetivo são tão importantes para a sobrevivência de nossa cultura. Meus amigos de além-mar, Aida e Carlos, abraçaram esse desafio e têm muito para nos ensinar.
Apesar da publicação dessa obra ser voltada para nossos novos leitores, nunca é tarde para algo nos ser ensinado, Vamos Aprender? Mas com diversão!
Segue a nota de imprensa:
Este é um livro de Banda Desenhada (BD, como são chamados os quadrinhos em Portugal) para crianças, que teve na sua gênese uma criança, a Sofia, que quando tinha 6 anos desenhava animais que a sua mãe Aida transformava em histórias. Histórias que saltam da página diretamente para a nossa imaginação e que levam as crianças a pensar, ao invés de se limitarem a oferecer-lhes um resultado imediato.

O aspecto lúdico do livro leva os pequenos leitores a interiorizar ensinamentos comportamentais importantes, aliando isso ao enorme prazer visual que os desenhos expressivos e coloridos do Carlos Rocha proporcionam. Uma alegria para os olhos e para a imaginação pela mão de dois novos autores, que se propuseram a fazer estas seis histórias repletas de encanto para crianças (e para adultos que nunca deixaram de sê-lo).

Uma aposta diferente da Kingpin Books e do editor Mário Freitas, que se iniciam assim num novo desafio editorial, a publicação de BD infantil, um segmento geralmente esquecido ou ignorado nos últimos anos em Portugal.

Serviço:
Capa dura, cor, 48 páginas, 19,6cm x 26,1cm
PVP: 11,99€ (PVP de lançamento no Festival Internacional de BD de Beja: 10€)
ISBN: 978-989-8673-00-8
Kingpin Books, Junho 2013
Oficialmente lançada em Portugal sábado passado – Dia Mundial da Criança, e aniversário da adoção da Declaração dos Direitos da Criança. – “Vamos Aprender” infelizmente para nossos “pequenos” aqui do Brasil, aqui não será comercializado.
Ainda pode demorar para termos artistas do gabarito desses dois grandes profissionais na nossa “Terras Brasilis”, mas fica a torcida para que esta obra também atravesse o oceano, assim como de certo atravessará outras fronteiras e o próprio tempo!
Que sorte da Sofia ter uma mãe e um tio tão dispostos a ensinar de forma divertida!
Excelente entrevista com os dois autores no Leituras de BD
Amanhã é dia do maior herói dos Sete Mares aqui no Templo da Nona Arte…
Muito obrigado a todos. São pessoas como vocês que me fazem acreditar nos sonhos. E eu tenhos tantos sonhos. Vou realizar todos. ❤ ❤ ❤ ❤ ass: Aida Teixeira
CurtirCurtir
Maravilhoso! Envio aos autores minhas mais empolgadas energias positivas, agradecimentos por propagarem a beleza das HQs/BDs e a esperança de que esse lindo trabalho possa ser apreciado também por aqui. Muito sucesso e muita luz para os dois, muito embora, seja óbvio, já estejam repletos de luz própria! Parabéns!!!
CurtirCurtir
Genial… As vezes a criança tem dificuldade por não achar diversão no que está lendo. Nós mesmos, burros velhos, qdo lemos algo que é interessante ficamos muito mais atentos aos detalhes e levamos pra vida toda =D
E olha, temos profissionais desse gabarito sim, o que não temos é incentivo a educação, o que é uma vergonha pra nosso país…
Uma amiga que estuda em Portugal, uma vez me mostrou o que liam e viam nas aulas… Eu senti muita inveja…
E dps, as piadas de burro são feitas com eles.
CurtirCurtir
Gostei muito do trabalho da dupla!Ótimo livro pra crianças(de todas as idades)!
CurtirCurtir
Aida e Carlos, que trabalho lindo!!! Deu até vontade de ter um filho agora para dar de presente! mas calma, filho só daqui há uns 10 anos….. kkkkkkk Parabéns pelo projeto lindo, gente! Tenho certeza que foi um sucesso o lançamento!!!
CurtirCurtir
Venerável amigo, não imaginas o ABRAÇÃO APERTADO que eu te daria se cá estivesses estado. Pelo teu apoio desde o primeiro minuto; pelo teu carinho e tua amizade; por simplesmente gostares do que faço e, muito mais importante, de mim! DE NÓS!! Obrigado por tudo!!
ps: A todos que aqui comentam o meu mais sincero apreço. Que bom que gostam do que até agora viram. 🙂
CurtirCurtir
Muito legal, dupla muito boa, um livro que de certo é de todo bom!
CurtirCurtir
São atitudes tímidas assim, que fazem a roda da vida girar e como se diz no meu ramo de trabalho completar o ciclo PDCA completo. Cá no Brasil atualmente tivemos o projeto Grandes Pequeninos com uma pessoa que eu admiro demais e é muito solicito também: O Jair Oliveira (filho do Jair Rodrigues) e sua esposa Gloria Khalil. Primeiro foi um livro ilustrado, com cd de música e agora se concretiza no show musical voltado aos pimpolhos. Isso sem contar em tantos outros (mais voltados para música) com relevância gigantesca também. Serai interessante a diaba e o Nuno poderem trazer este material para o Brasil. Quem sabe um contato com meus amigos do HQM não ajuda?????
CurtirCurtir
Muito obrigado Victor.
Tu és um doce.
Beijo grande
CurtirCurtir
Obrigado Victor!
🙂
CurtirCurtir
Que bom saber que tem gente competente produzindo quadrinhos de qualidade para as próximas gerações! Eu criava histórias para minha filhota quando era mais nova e ia dormir, com dezenas de animais e centenas de situações, mas ela nunca foi tão sortuda quanto a pequena Sofia, aí de cima! Parabéns pelo projeto!
CurtirCurtir
Uma graça o trabalho! Se tivesse filhos ia encomendar um exemplar imediatamente, como não tenho (nem sobrinhos), vou tratar de fabricar para ter esse prazer de presentear alguém que ame!
CurtirCurtir
Qualquer iniciativa para incentivar o hábito da leitura é bem-vinda. É a literatura que vai salvar a terra!
CurtirCurtir
A literatura e as bicicletas!!!!
CurtirCurtir
EDITORIAL SANTUÁRIO:
Segunda – Vamos aprender!
Terça – Aquaman #20
Quarta – O que aconteceria se o Demolidor matasse o rei do Crime?
Quinta – Cinco das maiores Pin-ups dos quadrinhos de heróis
Sexta – Frankenstein #12

Sábado – Umas Tiras da Pesada!
Domingo – Mistério Divino!
CurtirCurtir