AQUAMAN #21 – O peso da coroa

PrimeiraImpressao_02

por Venerável Victor “tratador de macacos que tomam banho de água gelada” Vaughan

Img-de-Capaaquaman21Logo em seguida após uma breve, porém interessante aventura solo com o grupo secreto do Aquaman chamado de “Os Outros”, o herói aquático retorna para seu título como o único e super atarefado rei da Atlântida. E ele está se afogando em um mar de problemas.

Aquaman – criado por Paul Norris

Geoff Johns, Paul Pelletier & Rod Reis
Geoff Johns, Paul Pelletier & Rod Reis

Qualquer um dos conflitos com que nosso herói tem que lidar atualmente daria para ser o foco de um arco independente: O retorno dos Xebel, o povo secreto da rainha Mera, o plano para libertar o vilão, Mestre dos Oceanos, da prisão de Belle Rave, o perigo do surgimento do glacial “Primeiro Rei” da Atlântida e tantos outros… Mas o fato de cada um desses enredos estarem se entrelaçando uns com os outros e brigando por espaço a cada mês na revista, apenas tona o arco: “A morte de um rei” ainda mais tenso e excitante.

capa de Aquaman #21
capa de Aquaman #21

Seria fácil imaginar que o excesso de informação que essa história apresenta fosse tornar a atual história confusa e contribuísse para despertar a falta de interesse no título, entretanto Geoff Johns é hábil em dar o devido espaço para cada um deles sem nunca deixar o ritmo da narrativa ser prejudicado. O fato de que cada um desses conflitos atinge pessoalmente Arthur Curry já é mais um problema interessante.

Não existe chance de que nosso atarefado herói consiga manter suas responsabilidades como monarca, super herói e marido sem que alguma coisa seja prejudicada em seu mundo pessoal. Metade do “barato” desse arco é ver qual aspecto de sua vida vai ser preterido primeiro…

Se a pausa da atual equipe criativa no mês passado fez alguma coisa pela revista, foi a possibilidade de dá-los tempo e espaço a frente para arquitetar melhor os rumos da revista.

A arte de Paul Pelletier continua mantendo o nível  e a intensidade quase cinematográfica de seus painéis. Em certas páginas, um leitor desavisado poderia até acreditar que o brasileiro Ivan Reis continua desenhando a séria, tal qual é a qualidade e vitalidade de seu traço. Claro que ter as cores do maravilhoso Rod Reis é um luxo que poucos títulos têm a honra de possuir.

Aquaman (2011-) 021-004

O único problema com a direção dessa atual história é com a descrição do “Primeiro Rei” e o quão pouco se sabe dele até o atual momento. Já se passaram mais de dois meses e essa parte do enredo continua arrastada e ele apesar de poderoso não parece uma ameaça tão perigosa quanto a rebelião para a libertação de Orm, o meio irmão de Aquaman, das autoridades humanas e os planos do vilão Scavenger para a cidade de Atlântida o são…

Sem contar que o aparecimento de um vilão apelidado de “O primeiro alguma coisa” parece mais uma repetição de inúmeros outros que já foram usados durante os anos e anos que o roteirista esteve a frente da revista do Lanterna Verde.

Aquaman #21 de 1965 - 1996 e 2004
Aquaman #21 de 1965 – 1996 e 2004

S_Final

SUPER HERO CON – Site oficial

super-hero-con

14 comentários sobre “AQUAMAN #21 – O peso da coroa

  1. Scavenger está bem legal. E gostei da “arquitetura” de Xebel. Além do detalhe da correnteza.
    O plano do Murk só deve entrar em ação no mês dos vilões.

    Curtir

  2. O Aquaman já se estabeleceu como uma dos grandes personagens dentro dessa linha de super-heróis; ele não precisa provar mais nada pra ninguém, e quem fazia piadinhas sobre o cara que fala com os peixes agora tem que baixar a bola e reconhecer que ele tem tido algumas das melhores HQs do momento. Longa vida ao rei!

    Curtir

  3. O fundo do mar é retratado por 3 senhores que conseguem mostrar coisas que o deixam interessante, cheio de tramas, vários direcionamentos e uma certeza: o AQUAMAN não é chato. Tá errado essa fixação do Johns pelo “primeiro”. Vai ver ele nunca pegou uma primeira e traz essas frustações pro seu trabalho.

    Curtir

  4. Infelizmente vou muito atrasado na série. Recebi há pouco tempo o HC “The Others” (Vol.2) e agora só sai o Vol.3 em Novembro… porra é muito tempo!
    😀
    Vou acompanhando aqui as resenhas desta série para ir ficando por dentro…
    😉

    Curtir

  5. EDITORIAL SANTUÁRIO:

    Segunda – Conta Outra!

    Terça – Novíssimos X-men!

    Quarta – Aquaman!

    Quinta – Os dez personagens que representam minorias étnicas na DC e Marvel!

    Sexta – Batman!

    Sábado – Umas Tiras da Pesada!

    Domingo – O Inescrito!
    o

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s