RESENHA: O DESPERTAR DE CTHULHU EM QUADRINHOS!

cutulu-verniz-1-baixa

Por Henry Garrit

A Editora Draco teve a ótima iniciativa de lançar uma coletânea em quadrinhos com autores brasileiros para a publicação de um especial usando como tema a mitologia deixada pelo célebre escritor americano de suspense e terror, H.P. Lovecraft, cultuado por muitos, cujo legado inclui entre outros tesouros, o misterioso tomo “Necronomicon” e aquele que é sem dúvida seu personagem mais memorável, o temido Cthulhu.

Para começar, um detalhe sutil que fez toda a diferença é que o livro foi todo impresso em preto, branco e verde! Isso por si só já situa o leitor no clima noir das histórias e nos insere na atmosfera de terror cósmico consagrada por Lovecraft.

No total temos oito histórias feitas por profissionais de primeira linha, com roteiros muito inteligentes e belamente ilustrados. Belamente no sentido sinistro que eles devem ter, diga-se de passagem. Eles invocam com maestria a essência do legado deixado pelo autor e nos reapresenta ao horror inominável dos Antigos, os seres cósmicos que um dia consumirão tudo o que existe…

Todas as HQs cumprem o que prometem com contos de suspense e finais que nem sempre precisam ser explicados em detalhes, deixando com que o terror psicológico e a imaginação do leitor façam sua própria interpretação.

Apesar de termos momentos muito tensos, (leiam antes de dormir e tenham ótimos pesadelos) a maioria dos autores optaram pelo intimismo, o que faz todo o sentido uma vez que essa era a linha narrativa principal de Lovecraft. E é Claro que o terror e o suspense psicológicos têm todo o mérito de nos causar arrepios, o que não impede que existam também algumas sequências mais “gore”, que não comprometem a ótima qualidade da coletânea, imperdível não apenas para os fãs de Lovecraft como para todos os apreciadores de quadrinhos de terror em geral.

Embora o tema surja da literatura americana, é uma excelente opção de quadrinhos feitos por brasileiros e apoiados por uma editora nacional. A Draco segue investindo nesse tipo de seguimento e torço para que mais trabalhos de alto nível como esse continuem chegando às livrarias!

destaque-noticia-cthulhu-quadrinhos-draco-pre-venda

“O Despertar de Cthulho em quadrinhos”

O Salmo do Sangue Antigo – Roteiro e arte: Dudu Torres

Os Tambores de Azathoth – Roteiro: Antonio Tadeu. Arte: LuCas Chewie

Macio –  Roteiro: Airton Marinho. Arte: Fabrício Bohrer

Sob a Insana Luz – Roteiro: Caiuã Araújo. Arte: Marcio de Castro

Clhithmaek`tyivh – Roteiro e arte: Lucas Pereira

A Língua da Fé – Roteiro: Raphael Fernandes. Arte: Samuel Bono

O Caso da Truta Salmonada – Roteiro: Jun Sugiyama. Arte: Hilton P. Rocha e Daniel Bretas.

O Que Dorme – Roteiro: Bárbara  Garcia. Arte: Elias Aquino.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s