Resenha de SUPERNATURAL: “Road Trip” . S09E10.
Atenção: Contém Spectros… Spoilers…Revelações sobre a história!
Por Rodrigo Garrit
A ESTRADA ATÉ AQUI:
Trancaram as portas do Céu. O renegado Metatron enganou Castiel, e como consequência, tomou o controle do Paraíso. Todos os anjos caíram, como estrelas cadentes, sendo forçados a viver na Terra, possuindo humanos que digam “sim” para servirem como hospedeiros.
O jovem profeta Kevin Tran possui o dom de decifrar as tábuas sagradas capazes de fechar para sempre a entrada do Céu e do inferno, deixando a humanidade livre da influência de anjos e demônios. Ele descobriu que era preciso que alguém cumprisse algumas tarefas sagradas para esse objetivo fosse alcançado. E o escolhido foi Sam Winchester. Mas ele estava ferido além de qualquer recuperação pelos recursos humanos após cumprir todos os testes que selariam o Céu da influência dos (nem tão bons) anjos que rondavam na Terra. Sem alternativa, Dean o enganou para que fosse possuído pelo anjo Ezequiel, que providenciaria lentamente a cura de seu corpo enquanto estivesse nele.
Castiel teve sua graça roubada no plano de Metatron, o que significa que perdeu seus dons angelicais e passou a viver como um mortal pela Terra. Mas após ser capturado e quase morto por anjos fieis a Metatron, ele matou um deles e roubou sua graça, recuperando seus poderes, ainda que de forma bem inferior ao que ele tinha antes.
Unindo-se a Dean, eles descobrem que Ezequiel não era o anjo que dizia ser, e sim Gadreel, aquele que permitiu que Lúcifer adentrasse o Jardim do Éden e havia passado os últimos milênios aprisionados por causa disso. Seguindo ordens de Metatron, ele revela que nunca teve intenção de deixar de usar o corpo de Sam, e traindo a confiança de Dean, mata o profeta Kevin, partindo em seguida.
Ao mesmo tempo, Abaddon, a demônia recém libertada assume o controle do inferno já que Crowley está aprisionado no porão da sede dos Homens das Letras, um lugar irrastreável e protegido por magia, e atual base de Dean. Abaddon é muito mais brutal que Crowley, que era adepto aos “acordos”. Ela quer sangue e destruição.
Arrasado pela culpa, Dean precisa se unir a um alquebrado Castiel para tentar desfazer toda essa loucura… ou pelo menos se vingar dos responsáveis.
Quando tudo está perdido… sempre existem um caminho? A vida dos irmãos Winchester nunca foi fácil, mas ultimamente eles estão de parabéns. O episódio começa com a completa desolação de Dean, a dor pela morte de seu amigo Kevin, sua incapacidade de salvar seu irmão e a raiva pelo seu irremediável fracasso. Ou talvez nem tão irremediável assim, pois Castiel tem um plano para tentar libertar Sam do controle de Gadreel, mas claro, não será nada fácil e terá um alto preço a ser pago. Eles precisarão da ajuda de Crowley, que claro, não resiste a um acordo, mas vai aproveitar para tirar vantagem da situação.
Crowley é aquele tipo de vilão inteligente o suficiente para saber a hora de ajudar os inimigos quando isso significa ajudar a si mesmo. A confiança entre eles é inexistente, mas de ambos os lados, ninguém tem muita escolha.
Sam, teve seu corpo possuído por um anjo e psicopata e o demônio que até pouco tempo era o rei do inferno. Obviamente ele não fica feliz com Dean, e mais uma vez a relação deles desmorona.
Todos cometeram muitos erros, todos fizeram coisas das quais não se orgulham. Não existem mais inocentes, “anjos” e “demônios” não são mais tão preto no branco. A disputa pelo controle do inferno está apenas começando, e Metatron que assumiu o comando do Céu tem planos em andamento para humanidade… e eles não são nada benevolentes.
Mais uma vez o futuro da humanidade está na balança e Sam e Dean Winchester precisam lutar juntos com todas as suas forças para superar desafios ainda maiores… se ainda puderem confiar um no outro depois de tantas mentiras e traições.
Mas que esperança pode existir quando não existe mais diferença entre Céu e inferno? Quando não importam as suas preces ou os seus pactos… e persiste a dúvida de que ninguém virá ao seu socorro.
Ainda haverá esperança?
Depois de passar por uma fase bem fraca, a série vem aos poucos voltando a ser o que era antes, colocando os irmãos Winchester em seus papéis devidos e com roteiros melhor amarrados. Depois de nove temporadas, é normal que uma série passe por altos e baixos, e é bom constatar que o momento não é nada favorável para os personagens… o que é ótimo para os telespectadores.
Mas será que a saga dos irmãos caçadores vai se manter interessante até o fim da temporada?
Façam suas preces.

S09E10 = Season 09, Episode 10 = Episódio 10, 9ª Temporada.
Esse ep teve de bom a volta do Crowley, como digo, sempre que ele aparece, rouba a cena!
To um pouco cansada do jogo Dean – MimimiSam – Dean- MimimiSam e espero que mudem um pouco o disco. Mas de resto, continuo adorando a série.
CurtirCurtir
Eles ainda mantém essa mania de discutir a relação…. ” você mentiu pra mim de novo”… “Não posso mais confiar em você… de novo”… enfim, coisas de família. Mas fora isso, a série retomou a vibe que tinha no início, depois de quase desistir dela, voltei a assistir de novo com uma velha empolgação dos bons tempos!
CurtirCurtir