RESENHA: FIKOM – O Herói do Universo dos Sonhos

FIKOM - capa final

Por Henry Garrit

Mukifa e Karla são dois jovens que vivem em Rikasan, e ambos sofrem com problemas de baixa auto estima… São considerados “feios” e “sem graça” e por isso acabam excluídos nos grupos de amigos que frequentam e têm dificuldades para encontrar sua cara metade. Durante um passeio, onde todos menos eles pareciam se divertir, encontram uma macieira e decidem conversar à sua sombra. Ao morder uma das maçãs, Mukifa descobre um medalhão em seu interior, o qual esconde de Karla. Mais tarde, ao ir para a cama, ainda usando o medalhão, Mukifa se vê transportado para a Dimensão dos Sonhos, onde se torna aquilo que sempre desejou ser: Um rapaz bonito, atlético e ainda por cima, um super-herói… Ele se torna FIKOM.

Ao atravessar a assim chamada Porta da Aventura no limbo que separa o sonho da realidade, ele é jogado para mundos aleatórios, onde vive emocionantes aventuras e ao acordar é levado novamente para o seu corpo, onde volta a ser o sem graça Mukifa.

Não demora muito para Fikom conhecer a bela SANDRA, que passa a ser sua companheira ao desbravar a Dimensão dos Sonhos e também seu grande amor. Nenhum deles sabe a identidade real do outro quando acordados… Sandra é na verdade Karla, que também encontrou um medalhão numa das maçãs, descobrindo da mesma forma que Mukifa o segredo para acessar a Dimensão dos Sonhos, se tornando uma pessoa diferente e experimentando todas as emoções que ela não sentia em sua vida normal.

fernando_ikoma_4hq

FIKOM – O Herói do Universo dos Sonhos é original, inventivo, inteligente e instigante. Uma publicação de quadrinhos para leitores adultos feita em 1968, que poderia facilmente superar diversas obras atuais. É surpreendente imaginar que toda essa qualidade foi extinta por ordem da ditadura militar que proibiu a publicação de quadrinhos para adultos temendo seu conteúdo considerado “subversivo”, limitando a sobrevida dos profissionais da área apenas ao nicho dos gibis infantis.

Fernando Ikoma, (cujo nome forma o anagrama Fikom) é autor de incontáveis páginas de quadrinhos, um roteirista brilhante e um desenhista excepcional. Além de Fikom, criou também diversos outros personagens, entre eles, Satã, a Alma Penada, Sibele, a espiã de Vênus e os humorísticos Paquera, Maria Esperançosa, Zé Experimentadinha e a Turma da Cova, todos publicados na época pela Editora Edrel.

new fikomaHQ1 114
Os personagens de Fernando Ikoma

A republicação do álbum reunindo uma seleção de cinco histórias de Fikom é um verdadeiro tesouro, uma descoberta fascinante e quem sabe, uma nova fonte de inspiração e incentivo para que os novos quadrinhistas, se esmerem no esforço de Ikoma em produzir obras tão originais e cheias de personalidade como as do seu herói do universo dos sonhos.

Além das aventuras de Fikom, o álbum também traz uma bela entrevista com o autor, e nos ajuda a remontar um importante período da história dos quadrinhos nacionais.

Fikom – O Herói do Universo dos Sonhos

Autor: Fernando Ikoma

Direção e edição: Franco de Rosa

Editor associado: Marcio Baraldi

Formato: 16 x 23 cm, com 160 páginas

Lançamento: Editorial Kalaco e GRRR!.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s