Resenha: Bendita Cura

Capa_Bendita_Cura_-_fechada

Acácio é um menino normal, nascido em uma tradicional família brasileira. Porém aos olhos de seus pais e da sociedade à sua volta,  Acácio não é normal. Ele gosta de brincar com bonecas, ajuda a mãe nas tarefas de casa e não se dá muito bem com os outros meninos da sua idade que sempre acabam implicando com ele por conta do seu jeito de ser. É então que a família, a igreja e a escola decidem que Acácio precisa ser “curado” e a partir daí, sua vida se torna um verdadeiro inferno.

822594084

Bendita Cura do quadrinhista Mário César conta a história de milhares de homossexuais que não tem a sorte de ser acolhidos pela sua família e respeitados pela sociedade por serem quem são. “Sorte”? É estranho usar essa palavra quando temos a noção de que esse deveria ser um direito básico, porém, em pleno 2020, as pessoas ainda não sabem lidar com a homossexualidade. As igrejas condenam e os políticos a usam como plataforma, alimentando um eleitorado preconceituoso, prometendo livrá-los de problemas inexistentes, inimigos invisíveis enquanto oferecem curas milagrosas para o que não precisa ser curado.

Em meio a avanços e retrocessos, a história de Acácio poderia ter sido contada nos tempos atuais, com alguns ajustes e talvez um pouco menos de ignorância (ou não), mas com os resultados igualmente dolorosos dos efeitos da rejeição sobre um ser humano que é forçado a se enquadrar num papel que não é o seu apenas para contentar um ambiente social que não faz ideia de que não se escolhe ser quem é, apenas se é.

822594089

Acácio passa por verdadeiras sessões de tortura física e psicológica e tem sua identidade deformada, questiona sua própria essência a ponto de se perder de si mesmo. É impossível não solidarizar com o menino sendo constantemente tolhido e forçado a duvidar de si mesmo. Quanto prejuízo poderia ser evitado, quanto estrago emocional e danos físicos desnecessários se as pessoas se colocassem no lugar do outro e simplesmente percebessem que desde que não se faça mal a ninguém, que diferença faz a cor da roupa ou com quem as pessoas se relacionam?

Como bem disse o ativista LGBT Alexander Leon que vive em Sidney na Austrália em seu twitter: “Pessoas LGBTs não crescem sendo elas mesmas. Crescem sacrificando e limitando suas espontaneidades pra evitar humilhações e preconceitos. Nosso maior desafio da vida adulta é perceber quais partes de nós são o que somos de verdade e quais inventamos para nos proteger do mundo.”

Esse primeiro volume nos deixa com um gosto amargo ao apresentar tantos abusos, mas também acende uma possibilidade de esperança, a qual pode vir a se concretizar no segundo volume, sobre o qual falaremos numa próxima resenha.

Dado o recado sobre essa triste realidade que persiste em nossa sociedade e precisa ser combatida diariamente, o texto e a arte do autor prendem nossa atenção com seus ótimos desenhos e os diálogos precisos dos personagens. As cores são um espetáculo à parte; Ele alterna o azul e o rosa e brinca com essa composição, às vezes misturando-as ou colocando-as em personagens de modo a usá-las como recurso narrativo.

822594101

Uma HQ com uma história forte que não pode deixar de ser contada e repetida até que um dia cheguemos a um mundo onde ela será apenas uma boa ficção e nunca mais um trágico retrato da nossa realidade.

Bendita Cura pode ser adquirido no site do autor.