RESENHA: O UNIVERSO DE SANDMAN – OS LIVROS DA MAGIA: VOL. 1 – TIPOS MÓVEIS.

Por Henry Garrit

Timothy Hunter é um adolescente quase normal. O problema é que além de ter que lidar com todos os dramas pessoais em casa e na escola, ele também está destinado a ser o maior mago do mundo! Tendo aceitado esse destino, ele começa a dar os primeiros passos na magia, ainda que sua maior preocupação seja descobrir o paradeiro de sua desaparecida mãe. No entanto a presença dele não passa despercebida por outros praticantes das artes ocultas e o rapaz se vê em meio a uma trama de assassinatos e disputas pelo poder, onde confiar na pessoa errada pode significar o seu fim.

O título Livros da Magia, agora sob a curadoria de Neil Gaiman dentro da iniciativa “O Universo de Sandman” recebe aqui um reboot, pegando Tim Hunter logo depois de seu debut mágico, ocorrido na minissérie escrita por Gaiman com arte de John Bolton, Scott Hampton, Charles Vess e Paul Johnson (leia a resenha AQUI). Nessa história, Tim é abordado pela “Brigada dos Encapotados“, constituída por John Constantine, Vingador Fantasma, Doutor Oculto e Mister Io, que se propõem a ensiná-lo sobre a magia, apresentando-lhes cada um uma faceta diversa desta, deixando que ao final das “lições” ele escolhesse entre abraçar seu destino como mago ou retornar à vida mundana. Após essa minissérie inicial, o selo Vertigo lançou uma (ótima) revista mensal dos Livros da Magia que continuou acompanhando a vida de Hunter até ser cancelada. E aí que entra a coisa do reboot, pois o novo título parece ignorar esses eventos, dando um novo começo ao menino bruxo, ainda que em se tratando de magia, eu não descartaria a outra realidade assim tão rápido!

Dito isto, a história (re)começa parecida com a anterior, com o pai distante de Tim e sua mãe desaparecida, porém aqui é dada uma valorização maior a vida acadêmica do jovem, incluindo em seu colégio figuras como a nova professora de literatura, a Dra. Rose (A contraparte feminina do Doutor Oculto? Ainda não sabemos, mas provavelmente sim) e outros eventos sobrenaturais ligados à escola, bem como os ataques do membros do culto da Chama Fria, que temem o poder de Tim e preferem destruí-lo antes que ele desperte todo o seu potencial e a inserção de personagens enigmáticos que ora parecem ser aliados, ora demonstram esconder seus próprios segredos.

Outro elemento resgatado é a coruja mágica de Tim, invocada por ele para protegê-lo. Creio que a essa altura todos já sabem, mas nunca é demais reforçar: Embora o personagem tenha muitas semelhanças com Harry Potter, ele foi criado anos antes e jamais ouve nenhuma acusação de plágio de Neil Gaiman contra a autora do outro menino bruxo, uma vez que estabelecidas as semelhanças, o conteúdo das narrativas é totalmente diferente.

O roteiro da premiada autora Kat Howard evita a verborragia tão comum em  títulos parecidos, optando por várias páginas com pouco ou nenhum texto, o que não significa ausência de conteúdo. Pelo contrário, sua história é bem elaborada, desenvolve os personagens na medida certa e encerra as seis primeiras edições como se fosse (impressão minha) a primeira temporada de uma série de tevê, com um baita gancho para a temporada seguinte. A arte de Tom Fowler me pareceu rústica no começo, mas logo começou a fazer sentido sua escolha: Livros da Magia não é um contos de fadas infantil (embora creio, logo veremos fadas em algum momento). Assim sendo, ele concede o tom correto da trama, lembrando-nos sempre das regras básicas da magia… Ela sempre vem com um preço e as vezes ele é alto demais…

OS LIVROS DA MAGIA: VOL. 1 – TIPOS MÓVEIS foi publicado no Brasil pela Panini em um encadernado com as seis primeiras edições de Books os Magic e a republicação da história introdutória de The Sandman Universe 1.

Se liga no Santuário e acompanhe com a gente as resenhas de todos os volumes de O UNIVERSO DE SANDMAN:

O SONHAR: VOL. 1 – CAMINHOS E EMANAÇÕES

LÚCIFER: VOL. 1 – A INFERNAL COMÉDIA 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s