RESENHA: O UNIVERSO DE SANDMAN – O SONHAR: VOL. 2 – CASCAS VAZIAS.

Por Henry Garrit

O Reino do Sonhar está com um trono vazio. Desde que Lorde Sonho desapareceu, o caos tomou conta do lugar, com fissuras sendo vistas pelo céu como se este estivesse literalmente se fragmentando, além de diversos eventos destrutivos, como a invasão de inimigos ansiando por tomar o poder e a conspiração de velhos pesadelos cruéis, deixando nas mãos dos moradores resolver essas questões enquanto seu mestre não retorna. Nesse meio tempo, um ser poderosíssimo sobre o qual se sabe muito pouco, surgiu como que uma resposta do universo para gerenciar o Sonhar, mas este ser sem nome e sem qualquer noção sobre si terá mesmo a capacidade de manter o Reino seguro ou se revelará uma nova ameaça?

Na primeira história, dividida em duas partes, cujo título é “Amor“, o roteirista oferece algumas respostas sobre o paradeiro de Daniel, o tão solicitado Lorde Sonho, invocando aqui elementos da série clássica de Sandman como a personagem Rose Walker e enfim com a participação de outro dos Perpétuos, que pelo título da HQ, não fica difícil descobrir quem seja, ainda que exista um abismo entre o amor e o desejo. O mérito da narrativa é fazer questão de nos situar como leitores de um título chamado “O Sonhar”, e não “Sandman”. Ou seja, mesmo que ele tenha importância fundamental, não é o protagonista, mas o catalisador da história e assim sendo, temos o ponto de vista de outros personagens sobre ele, mas não de seus “momentos solo”. Embora seja possível vê-lo interagindo com tais personagens, sabemos o que acontece antes e depois que ele se ausenta, mas nunca o que ocorreu com ele quando esteve fora, porque de fato, não “estávamos lá”. Mesmo assim temos peças suficientes do quebra-cabeças para sabermos o que está acontecendo. “Amor” tem arte de Abigail Larson, dona de um traço que nos remete ainda mais ao estilo das HQs clássicas, acrescentando uma nostalgia pertinente ao enredo.

De volta ao Sonhar, acompanhamos a jornada (quem ainda diz “jornada”?) de alguns de seus habitantes, liderados por Dora, que desde que surgiu no volume anterior tem tomado para si o papel de protagonista do título. Acompanhada do corvo Matthew e montada na quimera devoradora de sonhos, ela abre portais através de mundos diversos em busca de Daniel, indo desde Faerie, o Reinos das Fadas (onde encontra uma importante personagem de quem eu vinha sentindo falta nas edições anteriores), até o inferno (para, é claro, esbarrar no seu ex, Balam, antigo duque agora rebaixado a rimador) seguindo pela Casa do Fim do Mundo, onde é possível beber à vontade desde que você tenha uma boa história para oferecer como pagamento.

O nostalgia permanece ao vermos antigos conceitos e personagens revisitados, em nenhum momento apenas como fan service, pois tudo avança a história, onde mais resposta e novas perguntas são colhidas. A saga “solo” de Daniel continua em segredo, mas sabemos de várias passagens dela a partir da narrativa de outros, onde ele coloca um elaborado estratagema em ação para burlar o ataque de seus inimigos, deixando um gancho realmente ausente de esperança e o Sonhar sob a tutela da entidade que passa a se nomear como Wan. Tudo parece bem, mas nada está certo. E assim somos deixados, tendo que esperar os desdobramentos no próximo encadernado.

A arte da brasileira Bilquis Evely é tão incrível que não consigo mais imaginar o Sonhar sob outra ótica e ouso dizer que grande parte do sucesso do título foi o belo casamento do roteiro bem construído com seus desenhos deslumbrantes.

O SONHAR VOL. 2: CASCAS VAZIAS foi publicado no Brasil pela Panini em um encadernado com as edições 7 a 12 de The Dreaming.

Se liga no Santuário e acompanhe com a gente as resenhas de todos os volumes de O UNIVERSO DE SANDMAN:

O SONHAR: VOL. 1 – CAMINHOS E EMANAÇÕES

LÚCIFER: VOL. 1 – A INFERNAL COMÉDIA 

OS LIVROS DA MAGIA: VOL. 1 – TIPOS MÓVEIS

A CASA DOS SUSSURROS: VOL. 1 – PODER APARTADO

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s