Desde que escolheu os caminhos da Magia, a vida de Tim Hunter não tem sido nada fácil. Fadado a ser o maior mago do mundo – tanto para o bem quanto para o mal – ele chama a atenção de seitas e entidades interessadas em controlá-lo ou destruí-lo. Mas claro, há também aqueles que – até que se prove o contrário – querem o seu bem, como sua professora, a Dra. Rose. Obcecado em encontrar sua mãe desaparecida e agora em resgatar a amiga Ellie, recentemente capturada por um dos seguidores da seita conhecida como “Chama Fria”, ele precisa enfrentar todos os desafios e viver o suficiente para se tornar aquilo que todos esperam dele. (Ou não).

Conforme dito na resenha do volume anterior, o roteiro de Kat Howard se diferencia do padrão estabelecido em alguns títulos da Vertigo durante os anos, dotados de muito texto, alguma escatologia e tramas com reviravoltas ardilosas. Não que ao não se encaixar nessa fórmula ela não tenha qualidade, pois consegue contar sua história com menos quadros e diálogos, tornando a leitura mais dinâmica sem perder o conteúdo. Dito isto, o enredo segue numa direção coesa, com acenos ao antigo título mensal Books Of Magic, indicando que tudo aquilo (ou quase tudo) aconteceu, mas as memórias de Tim foram usadas como pagamento para a rainha Titânia de Faeris, o Reino das Fadas. Temos então o retorno de um antigo dilema: Tim Hunter deve se tornar um mago mesmo sabendo que se escolher o caminho das trevas trará dor e sofrimento ao mundo ou vale à pena o risco para que o mundo ganhe seu mais poderoso e benevolente feiticeiro?

O “fator escolar” inserido não foi o mais necessário dos novos acréscimos, apesar de termos um estudante como protagonista, não é como se fosse preciso desesperadamente situar alguns eventos dentro da escola, envolvendo alunos e professores. Essa tendência é algo visto em diversas séries de tevê, filmes e outros quadrinhos, uma espécie de “herança” deixada por Harry Potter e sua escola de magia (sempre lembrando que Tim Hunter é anterior a criação de Potter). Essa necessidade de usar o elemento escolar incomoda, ainda que não precisasse ser descartado, poderia ser minimizado. Outro fato que me causou estranheza foi o desfecho dado a determinada personagem sem poderes ou treinamento que estava numa situação de risco, e conseguiu se libertar com excessiva facilidade, sem ajuda, o que lhe rendeu uma boa história, mas parecia que a qualquer momento ela acordaria e descobriria que foi tudo um sonho e que continuava presa, – tinha quase certeza que aconteceria isso – , mas, surpresa, era aquilo mesmo e vida que segue. (Tenho que esperanças de que ela tenha um desenvolvimento melhor no futuro e que possamos descobrir que nada daquilo foi em vão).

Outro aceno curioso do roteiro foi captado apenas pelos que acompanham Lúcifer até porque não existe um texto apontando a referência – , onde a amiga de Tim, Hettie, aparece rapidamente no Sabá em homenagem a Rainha das Bruxas, Sycorax, deixando claro o que antes era apenas insinuado, ela é de fato uma feiticeira.

A arte de Tom Fowler segue competente, ainda que pareça um tanto desleixada, o que não se justificaria devido ao estilo narrativo da escritora, que prefere páginas com menos quadros e cenas abertas, e mesmo assim senti falta de maior detalhamento das cenas, o que não necessariamente prejudica a trama, mas fica aquém do trabalho feito pelos artistas de outros títulos de O Universo de Sandman.

Os próximos números devem nos ajudar a entender enfim o destino do jovem, e mostrar quem realmente está certo, aqueles que o protegem ou os que temem seu poder. Mas principalmente, a resposta da grande pergunta…  Seria Tim Hunter digno dos Livros da Magia?

OS LIVROS DA MAGIA VOL. 2: HORA DAS HISTÓRIAS foi publicado no Brasil pela Panini em um encadernado com as edições 7 a 12 de Books of Magic.

Se liga no Santuário e acompanhe com a gente as resenhas de todos os volumes de O UNIVERSO DE SANDMAN:

O SONHAR: VOL. 2 – CASCAS VAZIAS

LÚCIFER: VOL. 1 – A INFERNAL COMÉDIA

LÚCIFER: VOL. 2 – A DIVINA TRAGÉDIA

OS LIVROS DA MAGIA: VOL. 1 – TIPOS MÓVEIS

A CASA DOS SUSSURROS: VOL. 1 – PODER APARTADO

Um comentário sobre “RESENHA: O UNIVERSO DE SANDMAN – OS LIVROS DA MAGIA: VOL. 2 – HORA DAS HISTÓRIAS.