RESENHA: O UNIVERSO DE SANDMAN – A CASA DOS SUSSURROS: VOL. 2 – ANANSÊ.

Por Henry Garrit

A deusa Erzulie da Casa de Daomé tem passado por momentos de mau agouro desde que seu sobrinho Sakpatá desencadeou uma pandemia oniricamente transmissível, “Morte em Vida – A Doença do Acordar” ao mesmo tempo em que fora arremessada involuntariamente junto a diversos de seus fiéis ao Reino do Sonhar, ficando aprisionada lá em sua embarcação – A Casa dos Sussurros. Depois de uma fuga improvável onde o preço cobrado foi alto demais até para uma deusa, ela precisa recorrer a ajuda de outro de seus pares, o senhor absoluto das histórias para intervir em seu auxílio. No entanto, o deus Kwaku Anansê tem seus próprios interesses…

Neste segundo volume de Casa dos Sussurros, o roteiro de Nalo Hopkinson e Dan Watters (de Lúcifer) mantém todos os atrativos que cativaram os leitores na edição anterior, numa trama bem construída, utilizando elementos da cultura africana e da magia vodu, sem falar na importante representatividade negra e a diversidade sexual. A inclusão do deus Anansê foi fortuita em todos os sentidos; Sendo o guardião de todas as histórias, ele possui um potencial ilimitado para tecer diversos desdobramentos sobre a narrativa, além de ser uma das mais importantes entidades entre as lendas africanas. Curiosamente o mesmo foi usado pelo curador do atual Universo de Sandman, Neil Gaiman em dois livros: “Deuses Americanos” (adaptado para a série de tevê) e posteriormente “Os Filhos de Anansi” (apesar da grafia diferente, refere-se ao mesmo deus), porém é desnecessário dizer que o obra literária de Gaiman nada tem a ver com os quadrinhos de Sandman mesmo que eventualmente abordem personagens de uma mesma mitologia.

As irmãs LumiHabibiLatoya e sua namorada Maggie permanecem como nossas representantes humanas em meio a tantas deidades na história, e isso é ótimo para nos ajudar a fincar os pés no chão e conceder um olhar humano ao enredo. Com seus destinos entrelaçados à deusa Erzulie, elas compartilham de seus problemas ou têm de lidar com suas próprias penúrias. Aliás, as tramas apresentadas em paralelo à narrativa principal se mostram muito satisfatórias, explorando em alguns momentos o drama das meninas em meio a pandemia sobrenatural e suas próprias relações familiares, passando pela história de Sakpatá e Hector, o humano usado por ele para incorporação (diga-se de passagem, uma bela história de terror dentro da narrativa); O pesadelo criado pelo Coríntio, a passagem pelo inferno (com participação de Mazikeen) e claro, os contos trocados entre Erzulie e Anansê em sua batalha pessoal. Interessante notar que em determinado momento ele diz que uma boa e suculenta história (sim, ele se alimenta delas), precisa possuir determinadas características dramáticas envolvendo perdas, sacrifício, morte e transformação – o que de fato acontece com Erzulie no decorrer da trama.

Com a bela arte de Dominike “Domo” Stanton presente em todas as edições, auxiliado por Nelson Blake II (desenhando páginas estilizadas como um cartoon em um dos contos, numa ótima sacada) este volume de A Casa dos Sussurros não decepciona em sua missão de tocar a embarcação de Erzulie, com uma história cativante que apara as arestas, deixa cicatrizes e promete uma nova reviravolta para a próxima edição.

A CASA DOS SUSSURROS VOL. 2: ANANSÊ foi publicado no Brasil pela Panini em um encadernado com as edições 7 a 12 de House of Whispers.

Se liga no Santuário e acompanhe com a gente as resenhas de TODOS os volumes de O UNIVERSO DE SANDMAN. (Atualizações todas as sextas). 

O SONHAR: VOL. 1 – CAMINHOS E EMANAÇÕES

O SONHAR: VOL. 2 – CASCAS VAZIAS

LÚCIFER: VOL. 1 – A INFERNAL COMÉDIA 

LÚCIFER: VOL. 2 – A DIVINA TRAGÉDIA

OS LIVROS DA MAGIA: VOL. 1 – TIPOS MÓVEIS

OS LIVROS DA MAGIA: VOL. 2 – HORA DAS HISTÓRIAS

A CASA DOS SUSSURROS: VOL. 1 – PODER APARTADO

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s