RESENHA: O UNIVERSO DE SANDMAN – O SONHAR: VOL. 3 – UM PASSE DE MÁGICA.

Forças externas conseguiram fazer o que parecia impossível: Invadiram e contaminaram o Sonhar, além de provocar o exílio de seu mestre, Lorde Sonho, também conhecido dentre tantos outros nomes como Sandman. No mundo desperto, as lendas estão sendo apagadas e todas as criaturas mágicas correm o risco de deixarem de existir. Diante de tantas tragédias, os habitantes do Sonhar precisam fazer alguma coisa que reverta essa situação, mas primeiro eles precisam descobrir o que está acontecendo antes que seja tarde demais.

Este volume de O Sonhar, encerra o ciclo iniciado no primeiro encadernado, fechando a história idealizada por Neil Gaiman e magistralmente contada através dos roteiros de Simon Spurrier e os desenhos de Bilquis Evely (com a colaboração de outros artistas em momentos específicos). Todo o receio sobre essa série vinha da inevitável comparação com o clássico “Sandman”, uma HQ de 1989 que ajudou o consolidar o selo adulto Vertigo dentro da DC Comics e continua relevante, com uma tremenda base de fãs e uma série de tevê produzida pela Netflix à caminho. Logo, voltar a esse universo foi uma aposta arriscada, mesmo com a curadoria e as benções de Gaiman, que escreveu apenas a edição introdutória a esta retomada ao universo do personagem, o que apontou algumas direções que ficaram nas mãos das respectivas equipes criativas de cada título. Felizmente, O Sonhar foi bem representado, com uma trama cativante que honrou as histórias clássicas ao mesmo tempo em que atualizou sua mitologia. Uma possível crítica a esse enredo foi o fato de novamente usar como abordagem principal o desaparecimento do Sonho, algo que inicia série dos anos 80, porém aqui vemos no decorrer da trama que essa foi a solução correta, sempre lembrando que o título se propôs a contar a história do Sonhar e seus habitantes, indiretamente usando Lorde Sonho Daniel em suas páginas, e nesse quesito foi muito bem sucedida. Não, não tivemos um novo título “Sandman” para ser comparado com a obra de Gaiman, mas uma extensão de sua mitologia, aberta a gerar novos rumos, com novos e antigos personagens interagindo em harmonia, sem descredibilizar seu cultuado passado.

A grande estrela é Dora, personagem que enfim confronta seu passado e para o bem ou para mal, descobre suas origens, mas ela não brilha sozinha. Todos os habitantes do Sonhar têm vez, com destaque para Lucien, Caim e Abel, Mathew e a humana Rose Walker, também resgatada da série clássica. A trama mantém seu ritmo vivo,  abrindo novas portas com respostas às suas charadas, não deixando de trilhar caminhos adjacentes, contando histórias paralelas que, se não estão na estrada principal, servem como pequenas e gratas paradas que nos ajudam a visualizar melhor um mundo onde o Reino dos Sonhos está sob ataque, humanizando seus personagens (ainda que a maioria deles não seja de fato “humano”).

A história tem momentos inspiradíssimos, como a batalha de Dora no inferno em busca de respostas, onde ela precisa travar um jogo com um demônio e usa de toda sua esperteza e perspicácia para fazer o que é preciso. Este é o volume das revelações, então pode esperar por todas as respostas que vem sendo prometidas desde o início. As explicações de “comos” e “porquês” são convincentes, bem amarradas a tudo que vem sendo mostrado e fazem referência a mitologia original, então creio que irá satisfazer tanto novos quanto a maior parte dos leitores das antigas.

A arte de Bilquis Evely se destaca, concedendo belamente o tom e forma deste mundo onírico. A edição também teve histórias ilustradas pelas mãos competentes de Marguerite Sauvage, Dani e Matías Bergara.

Vejamos agora o que o futuro reserva para o Sonhar…

O SONHAR VOL. 3: UM PASSE DE MÁGICA foi publicado no Brasil pela Panini em um encadernado com as edições 13 a 20 de The Dreaming.

Se liga no Santuário e acompanhe com a gente as resenhas de TODOS os volumes de O UNIVERSO DE SANDMAN! (Atualizações todas as sextas).

O SONHAR: VOL. 2 – CASCAS VAZIAS

LÚCIFER: VOL. 1 – A INFERNAL COMÉDIA