RESENHA: O UNIVERSO DE SANDMAN – LÚCIFER: VOL. 3 – CAÇADA SELVAGEM.

19

Por Henry Garrit

Nos confins do Tártaro, o submundo dos antigos gregos em sincretismo ao inferno cristão, Cassandra emite uma profecia que revela Lúcifer retomando o controle do inferno a menos que ele seja capaz de proteger a caça divina, agora encarnada em forma humana, da Caçada Selvagem liderada pelo Pai de Todos… Odin. A fim de impedir seu regresso ao Reino que abandonou, o Primeiro dos Caídos decide proteger a vítima dos caçadores, mesmo que isso vá contra algumas das leis primordiais do universo.

Depois do último número, cujo arco foi encerrado de forma plenamente satisfatória, ficaria difícil retomar a trama em um novo enredo que não fosse ofuscado pelo anterior, porém o roteirista Dan Watters nos surpreende nessa nova empreitada, com uma história vigorosa que senão for superior, mantém o mesmo alto nível do título até aqui. Lúcifer é obstinado, e não há nada que ele não faça para se livrar de qualquer tipo de amarra que o obrigue a fazer o que não quer. Nesse caso, conforme ditado pelas precisas profecias de Cassandra, seu retorno ao trono do inferno. Porém, impedir que a sagrada Caçada Selvagem obtenha êxito não significa apenas trazer um perigoso desequilíbrio aos pilares que sustentam o universo como uma grande ironia, pois ele mesmo tem um passado com a Caçada, o qual vai se debelando na forma de flashbacks, mostrando o quanto o Diabo oscila em suas posições dependendo de seus interesses, ou até mesmo, quem sabe, o quanto ele amadureceu no decorrer dos milênios.

Sua relação com Mazikeen é um exemplo disso, quando ele finalmente demonstra se importar com ela depois dela tê-lo abandonado. Vemos aqui um importante desenvolvimento da personagem, que agora se mostra independente e livre da submissão que devotava a Lúcifer, fazendo com que ela se torne ainda mais interessante.

O roteiro nos mostra mais de perto algumas das facetas de Lúcifer, tanto na proporção de seus poderes como em suas limitações, pois mesmo sendo capaz de cruzar o universo e contemplar o núcleo de uma estrela, ainda precisa seguir algumas regras e sofrer as consequências de seus atos (ainda que ele habitualmente quebre todas as regras sem se importar com as consequências). E por falar em quebrar regras, esse número teve a ilustre (por assim dizer) participação de John Constantine, cuja versão dentro do Universo de Sandman segue uma continuidade própria do personagem após despertar na clínica psiquiátrica de Ravenscar totalmente curado, conforme mostrado em O Sonhar – Um Passe de Mágica. A passagem do mago pela história de Lúcifer não interferiu drasticamente nos rumos da trama, mas foi bem construída e rendeu ótimos momentos entre os dois, configurando seu primeiro encontro oficial entre os personagens nos quadrinhos (Não confundir Lúcifer com o Primeiro dos Três, o demônio a quem ele vendeu a alma no arco Hábitos Perigosos).

A novidade aqui ficou por conta da casa que o Diabo construiu… Literalmente e com as próprias mãos, a qual acabou por se tornar um elemento interessante, e espero que se mantenha nas histórias futuras.

A arte ficou a cargo dos talentosos Max Fiumara, Fernando Blanco e Sebastian Fiumara, que compartilham o estilo gótico que imprime  o clima das histórias, ainda que cada um com seu toque pessoal.

LÚCIFER VOL. 3: CAÇADA SELVAGEM foi publicado no Brasil pela Panini em um encadernado com as edições 14 a 19 de Lucifer.

Se liga no Santuário e acompanhe com a gente as resenhas de TODOS os volumes de O UNIVERSO DE SANDMAN! (Atualizações todas as sextas). 

O SONHAR: VOL. 1 – CAMINHOS E EMANAÇÕES

O SONHAR: VOL. 2 – CASCAS VAZIAS

LÚCIFER: VOL. 1 – A INFERNAL COMÉDIA 

LUCIFER: VOL. 2 – A DIVINA TRAGÉDIA

LÚCIFER: VOL. 3 – CAÇADA SELVAGEM 

OS LIVROS DA MAGIA: VOL. 1 – TIPOS MÓVEIS

OS LIVROS DA MAGIA: VOL. 2 – HORA DAS HISTÓRIAS

A CASA DOS SUSSURROS: VOL. 1 – PODER APARTADO

A CASA DOS SUSSURROS: VOL. 2 – ANANSÊ

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s