RESENHA: O UNIVERSO DE SANDMAN – OS LIVROS DA MAGIA: VOL. 3 – MÁS INFLUÊNCIAS.

O jovem estudante Tim Hunter descobriu que está destinado a ser o mago mais poderoso do mundo. Ao dizer “sim” para a magia, teve sua vida virada de cabeça para baixo, e agora tem que conciliar a vida escolar, a relação com seus amigos, a dificuldade de comunicação com seu pai e a falta que sente da sua mãe com criaturas mágicas, viagens a Reinos ocultos, ataques de seitas malignas e as consequências diretas de ser quem é. E mais importante… Luz ou sombra, bem ou mal, para qual lado ele irá pender quando chegar a hora?

Os Livros da Magia tem entregue tudo aquilo que se espera dessa história: O dilema de Tim Hunter, sua jornada de descoberta na caminho da magia, as lições com outros magos e os desafios contra seus inimigos. Para os que estão chegando agora sem nunca ter lido suas aventuras pregressas, é possível que o título ofereça algum encantamento, e a verdade é que essa parece mesmo ser a intenção dos autores, conquistar novos leitores, sobretudo uma parcela mais jovem, e não há nada de errado com isso. No entanto, os leitores das histórias clássicas vão se sentir em meio a um deja vu, pois apesar de bem construída, essa nova coleção de histórias não apresenta nada de novo. Temos Tim as voltas com a grande decisão que mudará o mundo, sendo testado e temido por magos do calibre de John Contantine e a Dra. Rose, lutando pela vida contra os membros da Chama Fria e tendo que lidar com uma versão mais velha e maligna de si mesmo. Sim, fato é que o futuro reserva para ele um patamar tão alto na magia, que um alter ego adulto dele (feito de sonhos e possibilidades) quer garantir que ele escolha o caminho das trevas, atormentando-o e sendo sem sombra de dúvidas seu maior inimigo.

Embora, como citado anteriormente, não seja algo inédito para os leitores das antigas, aqui é possível ver o detalhamento de certas relações e uma chance de recomeçar a história a partir dessa premissa básica e seguir por rumos distintos, o que considero extremamente válido. Infelizmente, por enquanto, a roteirista Kat Howard (com o co-roteiro de Simon Surrier de O Sonhar em algumas edições) ainda não deu esse passo à frente, mantendo o personagem, mesmo que à sua maneira, dentro de uma história que pode ser considerada apenas uma nova versão de histórias já contadas. A boa notícia é que a partir deste volume, tudo leva a crer que o personagem está pronto para trilhar uma nova estrada, até porque, se continuar preso a esses velhos conceitos, será um tremendo desperdício do seu potencial.

Alguns elementos abordados na edição anterior foram ignorados aqui, deixando no ar se de fato terão alguma relevância no futuro. A participação de Constantine fazendo um novo teste para o menino Hunter teve bons momentos, mas foi confusa em alguns pontos e pareceu servir mais para marcar a presença do mago, agora que foi trazido de volta tal como era na época das edições clássicas, ignorando portanto  a sua versão apresentada no Universo DC com direito a participação na assim chamada Liga da Justiça Dark.

Tom Fowler segue como o artista majoritário do título, onde transita pelo cartunesco e o sombrio, como se equilibrando sob a identidade da revista, e isso é problemático, pois ela já deveria ter se decidido se é um título de fato voltado para o publico juvenil ou leitores mais maduros como os seus pares dentro da curadoria de “O Universo de Sandman” comandada por Neil Gaiman. (Diga-se de passagem, co-criador do personagem junto com o artista John Bolton), lembrando que o encadernado, assim como todos os outros dessa linha, traz a mensagem “Desaconselhável para menores de 18 anos” na contracapa, o que por si só já deveria estabelecer o público para o qual o mesmo é destinado.

Aguardemos o que nos reserva as próximas páginas dos Livros da Magia!

OS LIVROS DA MAGIA VOL. 3: MÁS INFLUÊNCIAS foi publicado no Brasil pela Panini em um encadernado com as edições 13 a 18 de Books os Magic.

Se liga no Santuário e acompanhe com a gente as resenhas de TODOS os volumes de O UNIVERSO DE SANDMAN! (Atualizações todas as sextas).

O SONHAR: VOL. 2 – CASCAS VAZIAS

O SONHAR: VOL. 3 – UM PASSE DE MÁGICA

LÚCIFER: VOL. 1 – A INFERNAL COMÉDIA

LÚCIFER: VOL. 2 – A DIVINA TRAGÉDIA

LÚCIFER: VOL. 3 – CAÇADA SELVAGEM

OS LIVROS DA MAGIA: VOL. 1 – TIPOS MÓVEIS

OS LIVROS DA MAGIA: VOL. 2 – HORA DAS HISTÓRIAS

OS LIVROS DA MAGIA: VOL. 3 – MÁS INFLUÊNCIAS

A CASA DOS SUSSURROS: VOL. 1 – PODER APARTADO

A CASA DOS SUSSURROS: VOL. 2 – ANANSÊ

Um comentário sobre “RESENHA: O UNIVERSO DE SANDMAN – OS LIVROS DA MAGIA: VOL. 3 – MÁS INFLUÊNCIAS.