Resenha: Biblioteca Gaiman: Vol. 1

Por Henry Garrit (Universo Sincronia)

Reunindo diversas obras de Neil Gaiman adaptadas para os quadrinhos da Dark Horse, a coleção BIBLIOTECA GAIMAN publicada no Brasil pela Editora Intrínseca lança um volume imperdível para os fãs do escritor, sempre consistente em sua qualidade literária, incluindo sua contribuição para os quadrinhos, sendo impossível não mencionar o icônico Sandman do selo Vertigo.

No decorrer dos anos vários de seus trabalhos foram adaptados para o cinema e a tevê, por exemplo Stardust, O Mistério Da Estrela, Coraline, Como Falar Com Garotas Em Festas, Deuses Americanos, Lúcifer (que apesar das diferenças, ainda é baseado no personagem usado por Gaiman em Sandman) e Belas Maldições (cuja nova temporada já foi anunciada) e ao que tudo indica outras obras devem chegar aos “streams” em breve, como “Filhos de Anansi” (baseado no livro homônimo que se passa no mesmo universo de “Deuses Americanos”) e o próprio Sandman pela Netflix.

Voltando à nona arte, temos neste volume da Biblioteca Gaiman algumas ótimas obras do autor, publicadas originalmente como proza e posteriormente adaptadas aos quadrinhos, algo não raro em sua carreira, facilitado eu creio pela sua boa recepção em ambas as mídias. A Panini já publicou a adaptação em quadrinhos de “Lugar Nenhum” (este originalmente lançado pelo selo Vertigo, com arte do incrível Glenn Fabry (famoso capista de títulos como Hellblazer e Preacher) que neste caso se encarregou de ilustrar (magistralmente) toda a obra. Leia a resenha de Lugar Nenhum AQUI.

Este primeiro número reúne contos já publicados antes por outras editoras e alguns inéditos, mas vale à pena para os fãs que desejarem ver tudo reunido numa única coleção, que deverá ter três volumes. Para a estreia temos as histórias: “As Noivas Proibidas Dos Demônios Desfigurados Da Mansão Secreta Na Noite Do Desejo Sinistro”, Criaturas Da Noite, Mistérios Divinos (leia a resenha da edição da Devir AQUI), A Verdade Sobre O Desaparecimento Da Srta. Finch e Arlequim Apaixonado.

A edição nacional tem capa dura, 288 páginas totalmente coloridas e alguns diferenciais, como a belíssima capa exclusiva do brasileiro Shiko, prefácio da autora também brasileira Cris Peter e muitos extras ao fim da maioria dos contos. O acabamento está muito bonito, com a capa dura, marcador e detalhes em dourado que dão um toque de elegância a edição, enfim, um deleite para os fãs do trabalho de Gaiman e também uma oportunidade para os fãs de quadrinhos que ainda não conhecem seu trabalho além de Sandman.

A arte de cada adaptação é feita pelos renomados, Shane Oakley (As Noivas Proibidas), Michael Zulli e Todd Klein (A Verdade Sobre O Desaparecimento da Srta. Finch e Criaturas da Noite – que se divide em dois contos: “Sacrifício” e “Filha das Corujas”), P. Craig Russel (Mistérios Divinos – meu preferido) e John Bolton (Arlequim Apaixonado).

Embora discorra de modo versátil sobre diversos temas, Gaiman tem o mérito de sempre nos apresentar um texto transgressor e surpreendente, que ora emociona, ora nos choca, apresentando mensagens pertinentes (embora sua intenção não me pareça querer ser didático) e por vezes deixando suas histórias abertas a interpretações, mas nunca passando despercebidas ou sem deixar alguma coisa sobre o que refletir.

Quer mais Neil Gaiman? Links abaixo!

SANDMAN

MR. PUNCH

O LIVRO DO CEMITÉRIO

OS ETERNOS

1602

MISTÉRIOS DIVINOS

LUGAR NENHUM

LANTERNA VERDE E SUPERMAN: A LENDA DA CHAMA VERDE

BATMAN: O ACONTECEU AO CAVALEIRO DAS TREVAS?

OS LIVROS DA MAGIA

MORTE: EDIÇÃO DEFINITIVA

SANDMAN PRELÚDIO 1

SANDMAN PRELÚDIO 2

SANDMAN PRELÚDIO 3

O UNIVERSO DE SANDMAN

ANÁLISE: AS SEMELHANÇAS ENTRE A HQ BRASILEIRA “FIKOM – O HERÓI DO UNIVERSO DOS SONHOS” E A VERSÃO DE NEIL GAIMAN PARA “SANDMAN”!

 

 

 

 

 

 

 

 

Um comentário sobre “Resenha: Biblioteca Gaiman: Vol. 1

  1. Nada como ter todos esses quadrinhos organizados num volume único, de uma coleção tão caprichada! E que venham as próximas edições!

    Fiquem conosco e não deixem de acompanhar todas as publicações especiais em comemoração aos 10 anos do Santuário!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s